Ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O objetivo deste artigo é estudar como as fusões entre as empresas impactam no cenário econômico. Como prosseguem as empresas no período pós-fusão.
Citaremos o caso da Ambev(American Beverage Corporation). A fusão entre duas grandes cervejarias, que representam a bebida alcoólica mais consumida no Brasil.
Como foi o inicio de ambas no mercado até o aceite da fusão. Como foi o impactoda fusão no mercado, ou seja, se a fusão deixou a indústria cervejeira mais concentrada, e, se ocasionou aumento de preços para os consumidores.

Introdução
Podemos dizer que a fusão de sociedades é a reorganização de capitais, visando à concentração das participações das empresas no mercado, pela união de duas ou mais empresas, formando uma nova sociedade que sucederá as fundidas em direitose obrigações, extinguindo as empresas fundidas, mas não as dissolvendo em razão da sucessão dos direitos e obrigações pela nova
sociedade. Diante desse cenário estudaremos a fusão de 02 grandes cervejarias.
Em 1º de julho de 1999, foi anunciada a fusão da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia Cervejaria Brahma, para criar a AmBev.
No Brasil, nas últimas décadas do século XX registrou-seum aumento significativo no número de empresas que optaram pelas fusões, alterando desta forma, certos padrões de gestão, produção e emprego (BARROS, 2003). Apesar de haver uma forte tendência para o aumento das fusões entre as empresas, tanto no Brasil como no mundo todo, deve-se levar em consideração a formação de concentrações de mercado e desigualdades de concorrência.
Para prevenir que osoligopólios tomem atitudes que reduzam a competição entre as firmas oligopolistas, o governo brasileiro criou o CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que está vinculado ao Ministério da Justiça para orientar e fiscalizar possíveis abusos de poder econômico. O CADE utiliza as leis antitrustes para proteger os interesses dos consumidores assegurando a concorrência justa no mercado.
Aformação da AMBEV permitiu a unificação da distribuição de cervejas, reduzindo os custos totais da cadeia produtiva. Tendo em vista que esta unificação se deu com a diminuição do poder dos distribuidores, o que acabou por gerar desempregos, a AMBEV pôde, desta forma, ampliar sua margem de lucro.

Conceitos:
Fusão:
É a união de duas ou mais companhias que se extinguem formando uma nova e únicagrande empresa, que as sucede em direitos e obrigações, e está descrita na Lei nº 6.404/76 no art. 228.
Na fusão de empresas o controle administrativo fica ao encargo da empresa que se apresentar maior ou da mais próspera delas.
Esse tipo de associação permite reduções de custos, mas pode levar a práticas restritivas ou monopolistas no mercado.
Seja qual for o setor em que uma empresa atua, ésempre pensando em superar o concorrente, para então conquistar uma maior fatia do mercado e mais consumidores ou clientes, que uma companhia trabalha. Obter a liderança, vender mais e ser lembrada em primeiro lugar são os principais objetivos. E numa economia capitalista, em que obter lucros, além de se sustentar pagando impostos e salários, é cada vez mais difícil, alguns grupos optam por juntarforças.
Cada pessoa jurídica resolverá a fusão em reunião dos sócios ou em assembléia geral dos acionistas e aprovará o projeto de estatuto e o plano de distribuição de ações, nomeando os peritos para avaliação do patrimônio das sociedades que serão objetos da fusão.
A fusão caracteriza-se pelo fato de desaparecem as sociedades que se fundem, para, em seu lugar, surgir uma nova sociedade. Afusão, entretanto, não importa na dissolução das sociedades fundidas, mas na extinção formal das sociedades que passaram pelo processo de fusão. Não havendo dissolução, não há que se falar em liquidação do patrimônio social, posto que a nova sociedade surgida da operação em questão assumirá toda e qualquer obrigação, ativa e passiva, das sociedades fusionadas.
A fusão é um instituto complexo, uno,...
tracking img