Amazonic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso



– Projeto Amazonic –




















Introdução



Este caso foi desenvolvido por Eliezer Arantes da Costa para ser usado no seu curso de Gestão Estratégica.

Vários colaboradores contribuíram para a elaboração deste caso: Esdras Borges, Claudia Roses, Adonias Araújo, Clovis Queiroz e Cristina Wiik, a quem agradecemos.

Embora os nomes depessoas, de empresas, de locais e de produtos referidos no texto sejam, naturalmente, fictícios, a história aqui descrita foi inspirada em uma situação real de consultoria vivida pelos profissionais Joaquim Farinha e Eliezer Arantes da Costa.

A análise e o encaminhamento dos trabalhos deste caso deverá ser feito com base no roteiro dos documentos “Enunciado dos Exercícios para Trabalho dasEquipes” e “Check List para Diagnóstico Estratégico”, ambos do mesmo autor.

Os conceitos a serem aplicados podem ser encontrados no livro Gestão Estratégica, Editora Saraiva, 2002, bem como no documento “Terminologia de Gestão Estratégica”, também do mesmo autor.

Mais informações podem ser encontradas nos sites:http://universitario.editorasaraiva.com.br/sitelivro/index.cfm?isbn=850203556&msl=livro

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=465645 e

www.futuretrends.com.br



© Eliezer Arantes da Costa, Campinas, 20 de janeiro de 2003




Apresentação

As origens da Amazonic

O Sr. João Felipe e o Sr. Rogério, atuais proprietários da Amazonic, fundadores da empresa, embora pessoas simples, do interior, tiveram algum tipo de experiência comprodução, comercialização e distribuição de cosméticos em grandes empresas nacionais e multinacionais do setor.

Aproveitando esse conhecimento, começaram a produzir um sabonete artesanal de toalete, sem marca, há quase vinte anos atrás, em um pequeno galpão, em Sumaré, interior do Estado de São Paulo.

Com o crescimento dos negócios o Sr. Sebastião, irmão do Sr. Rogério também entrou nonegócio.

Registraram a marca Amazonic e cresceram com o mercado, tornando-a uma empresa de porte razoável com uma boa rede de distribuição em todo Brasil.

A Amazonic cresceu e se diversificou, tornando-se uma respeitada empresa de cosméticos de médio porte, com sede em Sumaré, perto de Campinas, onde ainda moram os seus fundadores.

A fábrica da empresa acabou sendo instalada no interior de MinasGerais, na cidade de Montes Claros, aproveitando-se dos incentivos da SUDENE.

Entretanto, devido a uma série de problemas entre os três sócios, um deles o Sr. Sebastião, então Diretor Geral, acabou saindo, abrindo uma posição que foi preenchida pelo Sr. Paulo Roberto, ex-consultor da empresa, que foi quem forneceu essas informações.

O crescimento da Amazonic

Sonho dos fundadores, queinicialmente se resumia numa empresa pequena suprindo o mercado local, com meia dúzia de produtos, a Amazonic se transformou numa empresa de porte médio, industrial, fornecedora para um mercado que extrapolou de muito o mercado local.

A cobertura de mercado da Amazonic, através de venda porta-a-porta, inicialmente local, passou a regional e até nacional, com uma gama de produtos que incomodamuitas das grandes empresas do setor no Brasil.

Seus produtos, que antes se restringiam a material para toalete, hoje formam um portfólio extremamente complexo na aplicação de toucador, fornecendo, basicamente, por uma extensa rede de distribuição porta-a-porta. Produz, também, em menor escala, lotes de produtos sob encomenda, para serem distribuídos por outras marcas.

Apesar de todo esteaparente sucesso, a situação problemática da empresa chegou a um impasse, no ano passado, provocada pela incapacidade dos dirigentes em chegar a um acordo sobre qual a verdadeira natureza dos problemas que a empresa estava enfrentando, com alto prejuízo, endividamento e dificuldades de caixa.

A gota d’água foi um incêndio, que destruiu o depósito de matérias primas da fábrica: seguiu-se uma série...
tracking img