Amaz Nia Azul E Suas Vertentes

635 palavras 3 páginas
Amazônia Azul e suas vertentes

De 1987 a 1996, a Diretoria de Hidrografia e Navegação iniciou o projeto de Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC), juntamente com a PETROBRÁS e universidades brasileiras. Os levantamentos oceanográficos obtidos, ao longo de toda a margem continental brasileira, propiciaram a confecção de mapas que estabelecessem o limite da Plataforma Continental.
O projeto brasileiro está sendo avaliado pela Comissão de Limites da Plataforma Continental. A perspectiva é favorável, pois o Brasil apresenta fronteiras marítimas bem definidas ao norte, com a Guiana Francesa, e ao sul, com o Uruguai. A incorporação dessa nova área aumentará consideravelmente a quantidade de recursos naturais do Brasil, acarretando, ao mesmo tempo, numa imensa responsabilidade ao país. O binômio Recursos Naturais e Responsabilidade nos levam a estudar a Amazônia Azul, sob quatro vertentes: econômica, ambiental,científica e de soberania.
Economicamente falando mais de 95% do comércio exterior brasileiro é realizado por via marítima. O petróleo e o gás natural são outras grandes riquezas da nossa Amazônia Azul. O Brasil explora, no mar, mais de 80% do seu petróleo, em relação ao gás natural, os grandes depósitos descobertos na bacia de Santos e no litoral do Espírito Santo tornam possível a consolidação do produto no mercado brasileiro como “combustível do século XXI”. A atividade pesqueira é outra potencialidade da Amazônia Azul, no Brasil, a aqüicultura é o principal segmento da produção pesqueira, com o cultivo de espécies em fazendas no litoral e águas interiores.
Os recursos minerais marinhos, empregados principalmente na construção civil e na fabricação de cerâmicas, depósitos de minerais pesados, derivados da erosão de rochas continentais a exemplo do ouro, platina, magnetita, óxidos de titânio e mesmo diamantes, são explorados em diversas partes do mundo, constituem-se também aspectos

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas