Amartya sen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro de Amartya Sen: Desenvolvimento como liberdade


Em 1999, Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, lançou o livro “Development as Freedom” (Desenvolvimento comoLiberdade).

Na época, Kofi Annan, secretário geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) comentou: “… Mostrando que a qualidade de nossas vidas deveria ser medida não de acordo com nossasriquezas, mas com nossa liberdade, … [Amartya Sen] revolucionou a teoria e a prática do desenvolvimento”.

Inicialmente, o livro explora os significados de liberdade, desenvolvimento e osfundamentos da justiça, para então aprofundar-se em exemplos, casos e análises que demonstram que de fato, a liberdade pode representar muito melhor o nível de desenvolvimento de um povo do que seunível de riqueza (mais comumente medido pelo PIB).

Para explicar a importância da informação e dos princípios adotados nas decisões de desenvolvimento, Amartya Sen usa o dilema de Annapurnaque busca contratar, da maneira mais correta possível, alguém para limpar seu jardim e considera três candidatos (que executariam exatamente o mesmo trabalho, com a mesma qualidade ao mesmo preço):Dinu é o mais pobre e, considerando que não há nada mais importante de ajudar aos pobres, ele seria a contratação correta -> princípio 1: igualdade econômica

Bishanno empobreceurecentemente e é o mais triste. Portanto, Annapurna considera que ele é quem ficaria mais feliz com o trabalho (já que Dinu e o outro candidato já estão mais acostumados com a pobreza) -> princípio 2: utilidade(neste caso, a felicidade)

Por outro lado, Rogini usaria o dinheiro para curar-se de uma doença crônica e, apesar de não ser ter tão pobre quanto os outros, é o que mais se beneficiaria daoportunidade -> princípio 3: liberdade. A doença limita a liberdade de Rogini em ter uma melhor uma qualidade de vida livre da doença

Baseado nesta parábola, Amartya Sen explica que, em...
tracking img