Amar verbo intransitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Amar, Verbo Intransitivo – Mário de Andrade
Publicado em 1927, o livro conta a história da iniciação sexual de Carlos, da família Souza Costa.
Os Souza Costa eram uma família burguesa que vivia emSão Paulo. Felisberto Souza Costa e Dona Laura, os pais; Carlos Alberto, o único filho homem; Maria Luíza, 12 anos, Laurita, 7 e Aldina, 5, as filhas.
Souza Costa contrata Elza, uma alemã, paratrabalhar como governanta em sua casa – mas na realidade seu trabalho será ensinar o amor ao seu único filho Carlos. Elza aceita o serviço desde que Souza Costa fale para Dona Laura, a mãe de Carlos, omotivo de sua ida. Este aceita as condições, mas acaba por não contar à esposa, que depois de algum tempo vai falar com o marido sobre a relação entre a governanta e Carlos, e ele e Elza lhe contam averdade.
Na casa todos a chamam apenas por Fräulein – que corresponde à “senhorita” - ela ensinava alemão e piano às meninas e à Carlos, que a princípio mostrara-se resistente no aprendizado. Porém,após algum tempo, começa a demonstrar interesse por tudo que era de origem alemã. Começava a ver Fräulein com outros olhos. Durante as tardes de lições foram aproximando-se até que em determinado diaFäulein diz para Carlos ir até seu quarto à noite. Os dois mantêm as visitas noturnas e continuam com esta relação e Fräulein vai aos poucos ensinando para ele sobre o amor, o menino começa a setornar um homem. Seu trabalho naquela casa está chegando ao fim. Quando chega a hora de partir, Fräulein combina com Souza Costa um flagra. Após o episódio Fräulein vai embora da casa. Carlos fica muitotriste e desolado durante muitos dias, até que começa a esquecê-la e vai sair com os amigos. Passa. Algum tempo depois, no Carnaval, Fräulein está com Luís, seu novo aluno, e vê Carlos acompanhado deuma garota e das irmãs, ela chama sua atenção e ele lhe lança apenas um cumprimento formal. Havia aprendido, iria casar com alguma moça rica e ser um homem bom.
A história é narrada em terceira...
tracking img