amandinhr

1164 palavras 5 páginas
Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga.
Disciplina: Sociologia
Professora: Patrícia
Série/Turma: 1º ano _____
Valor: 3 pontos

Trabalho de Sociologia
2º Bimestre

Componentes:
Aluno(a): _______________________________________________________ nº ____
Aluno(a): ______________________________________________________ nº ____

Questão 01 – Analise a matéria abaixo e estabeleça a relação entre a matéria da revista Veja e as terias de Karl Marx e Émile Durkheim.
Por que as ideias destes sociólogos continuam atuais na sociedade contemporânea e o que fazer pra mudar esta realidade social abaixo?
Construa uma resposta, manifestando sua compreensão e criticidade sobre este fato social, pesquisando anteriormente os pontos destacados na matéria.

Política & Cia 21/06/2013

MANIFESTAÇÕES: Cartazes de manifestantes mostram a grande diversidade de reivindicações e protestos Cartazes dão voz a manifestantes em protestos (Foto: Fernando Cavalcanti)
O aumento dos preços das passagens de ônibus em São Paulo foi oestopim para passeatas de protesto que começaram no dia 6 de junho, mudaram seu foco para vários temas de interesse público — como o gasto público com as
Copas das Confederações e do Mundo e a votação da PEC 37 — e se transformaram num grande movimento que já abrangeu mais de 100 cidades do país e mais de um milhão de pessoas.
―O gigante acordou‖, gritam nas ruas; ―sai do sofá e vem pra rua‖, convidam;
―saímos do facebook‖, informam.
Veja uma seleção de cartazes de manifestações — sobretudo em São Paulo e
Brasília — que mostram a diversidade dos temas que ganharam as ruas:

Brasília (Foto: VEJA)

Belo Horizonte (

Questão 02- Pesquise as ideias do pai da Sociologia, Auguste Comte, e identifique pontos comuns entre seu pensamento e o pensamento de Émile
Durkheim.

Questão 03- Leia o texto abaixo e estabeleça uma relação entre o texto apresentado abaixo e a ideia de habitus para o pensador e sociólogo contemporâneo Pierre

Relacionados