Amandas TPOV

768 palavras 4 páginas
O CULTIVO DA CHIA NO
BRASIL: FUTURO E
PERPECTIVAS
Alunas: Amanda Rosa e Amanda Suiane.
Profº: Marcello Leite.
Disciplina: TPOV

RESUMO
A cultura da chia (Salvia hispanica L.) pertence à família das Lamiaceas, originária do centro-oeste do México até o norte da Guatemala.
Era um dos principais alimentos dos Astecas no período Pré-Colombiano.
A planta é cultivada principalmente em regiões de clima tropical e subtropical. Entre os países que se destacam no cultivo estão a Austrália, Bolívia,
Colômbia, Guatemala, México, Perú e Argentina.
O cultivo no Brasil ainda é recente.

INTRODUÇÃO
O alto teor de óleo, proteína, antioxidantes e minerais encontrados nas sementes fazem com que muitos nutricionistas recomendem o consumo da chia durante os processos de reeducação alimentar.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
Proteínas (15-25%)
Lipídeos (30 a 33%)
Fibras
altamente
Carboidratos (26-41%)
Cinzas (4-5%)
Minerais
Vitaminas

dietéticas

(18-30%),

PRODUÇÃO NO BRASIL
No Brasil, as regiões do oeste Paranaense e noroeste do Rio Grande do Sul começaram a investir no cultivo de chia nas últimas safras, apresentando bons resultados, apesar da falta de informação a respeito das exigências nutricionais da planta (Migliavacca et al., 2014).

CARACTERÍSTICAS E
CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA DA
CHIA
Em geral são plantas herbáceas anuais ou arbustos lenhosos perenes, que contêm óleos essenciais em suas folhas e caules, por esse fato a grande maioria das espécies é domesticada para uso como condimentos e perfumes. (Bueno et al., 2010).

GERMINAÇÃO DAS SEMENTES DE
CHIA
Diferentes fatores ambientais influenciam simultaneamente na germinação, como a temperatura, salinidade, luz e umidade do solo(Gorai e Neffati, 2007).
As sementes de chia são pequenas e produzem uma grande quantidade de um composto mucilaginoso quando são embebidas em água (Figura 4) (Weber et al., 1991).

ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO
QUÍMICA DAS SEMENTES
A área de cultivo da planta, que desempenha um papel crucial para as variações (Dubois et

Relacionados