Amanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA – ETA
Os problemas das aglomerações humanas, aliados à expansão industrial, começaram a despertar a preocupação maior da humanidade, induzindo à adoção de medidas preventivas no sentido de minimizar, preservar ou corrigir possíveis agravos ao meio ambiente e saúde. Assim, surgem o Saneamento e a Saúde Pública, ciências ou áreas disciplinares que, utilizando dosconceitos e definições básicas da Ecologia, da Engenharia, da Medicina, da Química e de outros tantos ramos da sabedoria e conhecimentos humanos, procuram indicar e trazer soluções aos problemas, que, paradoxalmente, vêm ocorrendo, em virtude da própria ação do homem sobre a Natureza no intuito, pelo menos apregoado, de melhor usufruir da mesma.


Dentre os graves problemas de saneamento que aindaaflingem as comunidades urbanas e rurais, estão a escassez de recursos hídricos e a não disponibilidade de água tratada. Entretanto, a compreensão de que ela é vital à sobrevivência já existe desde as antigas civilizações. No Egito, a água era armazenada em potes de barro durante vários meses, sofrendo decantação até que fosse destinada ao consumo humano. Esse método de tratamento era utilizado hámil quatrocentos e cinquenta anos antes da era cristã. Há dois mil anos, antes de Cristo, entre os oersas, havia leis que proibiam o lançamento de excretas nos rios e, no livro sagrado Zenda Vesta, Zoroasto prescreve abluções diárias para a saúde e higiene. Também há milênios antes de Cristo os chineses e japoneses serviam-se da filtração por capilaridade para obter água é mencinada nos textosbíblicos

Tratamento da Água
A construção de um sistema completo de abastecimento de água requer muitos estudos e pessoal altamente especializado.
Para iniciar-se os trabalhos, é necessário definir-se: • a população a ser abastecida; • a taxa de crescimento da cidade e • suas necessidades industriais.
Com base nessas informações, o sistema é projetado para servir à comunidade, durante muitosanos, com a quantidade suficiente de água tratada.
Um sistema convencional de abastecimento de água é constituído das seguintes unidades: • captação • adução • estação de tratamento • reservação • redes de distribuição • ligações domiciliares.
Processo convencional de tratamento de água

FRANCIELLE I.

Captação
A seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de umsistema de abastecimento. Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.
A captação pode ser superficial ou subterrânea. A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento. Sepor bombeamento, uma casa de máquinas é construída junto à captação. Essa casa contém conjuntos de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento. A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos. Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençold’água e enviada à superfície por tubulações. A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.
a) Tratamento da água de captação superficial
É composto pelas seguintes fases: • Oxidação O primeiro passo é oxidar os metais presentes na água, principalmente o ferro e o manganês, que normalmente se apresentamdissolvidos na água bruta. Para isso, injeta-se cloro ou produto similar, pois tornam os metais insolúveis na água, permitindo, assim, a sua remoção nas outras etapas de tratamento. • Coagulação A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes, têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para...
tracking img