Amanda S. Cardoso - Flambar

509 palavras 3 páginas
Disciplina: Sistemas Estruturais em Aço e madeira
Aluno: Amanda Souza Cardoso
Professor: José Antônio Ribeiro
Turma: MR03

Resumo 2: Introdução aos conceitos de momento estático, momento de inercia, módulo resistente e raio de giração

As áreas, longe dos eixos centrais, possuem maior eficiência estrutural, logo devemos introduzir coeficientes numéricos que meçam essas áreas no que diz respeito à sua distância aos eixos de simetria. Para isso utilizamos os conceitos de momento estático, momento de inércia, módulo resistente e raio de giração.
1- Definições :
1- Momento estático- Ms: é o integral de um elemento de área (ds) por sua distância a um eixo considerado. Sua unidade é dimensão ao cubo e é nulo, se x passa pelo centro de gravidade da figura.
Msx=fy.ds

momento estático em relação ao eixo x

2- Momento de inércia- J: é a integral de um elemento de área pelo quadrado de sua distância a um eixo considerado. Sua unidade é dimensão à quarta e é sempre positivo. Vale ressaltar que em certas publicações e normas, seu símbolo é I.
Jx= fy². ds

momento de inércia em relação ao eixo x

3- Raio de giração- i: trata- se da raiz do momento de inércia pela a área e tem como característica uma dimensão linear.
4- Módulo resistente- W: é uma quantidade que caracteriza a resistência mecânica de um corpo submetido a flexão. O módulo da secção é calculado em relação à forma e dimensões da dita secção transversal, e representa a relação entre as tensões máximas na referida secção transversal e as tensões de flexão aplicado à secção.

Flambagem ou o mal característico das peças comprimidas

Quando falamos de corpos sofrendo compressão estamos nos referindo a corpos de pequena altura. Caso contrário, se fossem de grande altura, surgiria um "ruído" no trabalho, uma interferência de alta monta denominada " flambagem", que altera os resultados. Quanto maior for a espessura da peça comprimida e quanto mais vínculos tiver, a tendência a essa

Relacionados