AMAMENTA O EM CRIAN AS PORTADORAS DE FENDA PALATINA E L BIO LEPORINO

3366 palavras 14 páginas
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E
PESQUISA LTDA

Disciplina: Nutrição Humana Aplicada

Aluno: Leonardo Lisboa Gomes de Oliveira
Curso: Nutrição / 3° Semestre

AMAMENTAÇÃO EM CRIANÇAS PORTADORAS DE FENDA PALATINA E LÁBIO LEPORINO

Professor: Ricardo Pellegrino

Registro- SP
2014
AMAMENTAÇÃO EM CRIANÇAS PORTADORAS DE FENDA PALATINA E LÁBIO LEPORINO

RESUMO

O trabalho refere-se uma revisão bibliográfica com objetivo discutir a amamentação de crianças portadoras de fenda palatina e lábio leporino, e como a intervenção da enfermagem pode amenizar o impacto dessa malformação para a criança e a mãe. Sobretudo não deixando de lado a amamentação natural, a qual é muito importante para o desenvolvimento da criança.

INTRODUÇÃO

A fissura lábio-palatino é uma malformação congênita que ocorre durante o desenvolvimento fetal entre a quarta e a décima primeira semana de gestação, isso pode ocorrer devido à falta de fusão dos ossos faciais. (RODRIGUES, et al, 2005).
Nas crianças com fissuras lábio-palatinas, o aleitamento materno é mais difícil, pois além das complicações geradas pela ausência do palato, a fenda labial impede o posicionamento correto do bico e da aréola na boca da criança, dificultando ainda mais a extração do leite. A falta de pressão negativa dificulta a remoção do leite, posicionamento e a estabilidade do bico do seio (SANCHES, 2004).
A amamentação recomendada para estas crianças é o leite materno devido ao alto valor nutritivo e qualidade antibacteriana, o que poderá ajudar a combater diversas infecções (SILVA; F. D. N. 2005).
O aleitamento materno deve ser estimulado logo após o nascimento da criança, ou quando possível. E deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional. Com esses cuidados aumentam-se as chances de sucesso e o alcance de melhores condições de vida. A importância do aleitamento materno é amplamente reconhecida, assim como as dificuldades de sua efetivação em crianças que nascem com malformações

Relacionados