Amalise do livro "o mundo de sofia"

796 palavras 4 páginas
Análise
Livro ‘ O Mundo de Sofia’

A história de Sofia começa quando ela encontra em sua caixa de correio uma carta anônima que estava escrito: “Quem é você”. A partir daí ela começa a receber vários cartões postais, onde Sofia cada vez mais, vai se aprofundando ao assunto, despertando curiosidade e refletindo sobre a vida e a origem do mundo.
A frase “ O importante do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.” Podemos perceber a teoria da Psicanálise relacionada a subjetividade. Em relação ao livro, Sofia anteriormente, vivia uma vida comum, porém depois de receber os cartões postais, sua vida mudou completamente. Sofia deu total atenção a essas perguntas, mesmo sem saber por onde começar a descobrir, ou como responder, ela queria saber o que era tudo aquilo. Relacionada a Psicanálise na área da Subjetividade; nunca somos as mesma pessoa, ou sempre o mesmo costumes, pois o ser humano está sempre renovando, com novas idéias, novos costumes de vida, e desenvolvimentos.
Dando continuidade, Sofia também recebeu bilhetes de um Major do Líbano para serem entregues à sua filha chamada Hilde, que também aniversariava na mesma data de Sofia, porém da qual de nada sabe. Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major, Sofia percebe que ele sabe tudo sobre ela, mas como poderia? (podemos perceber que Sofia usa um pensamento de senso comum, que se trata de conhecimentos inexatos para questões complexas). As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e seu pai que está distante, o Major, se tornam muito presentes para Sofia.
No trecho: “Sofia meditou sobre aquela situação, uma carta misteriosa de felicitações por seu aniversario de 15 anos, endereçada a outra menina. Exclamou Sofia: "Que pai em sã consciência faria uma coisa dessas", e ainda remetida a uma menina que ela nunca viu antes.” Percebemos uma visão

Relacionados