Amadurecimento da banana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1011 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos

RELATÓRIO DE QUÍMICA

São Gonçalo dos Campos
2013

Procedimentos

Tradicionalmente, a indução da maturação (climatização) da banana é feita utilizando-se o carbureto de cálcio, o que libera o acetileno quando umedecido. O eteno é produzido por frutos verdes e é responsável pelo amadurecimento deles. Em nível domestico é possível utilizaressa propriedade da eteno para amadurecer mais rapidamente determinadas frutas. Por exemplo, quando se embrulha bananas em jornal, é como se tivéssemos aprisionando o etileno, acelerando o amadurecimento das frutas.
A professora nos pediu um relatório experimental, em que nós deveríamos expor qual banana amadureceu mais rápido e propor uma explicação para o fato.
Materiais:
* Três bananasverdes;
* Folha de jornal;
* Um saco plástico
* Pedra de carbureto de cálcio;
* Vidro relógio;
* Colher medida.
Foi pedido a nós, que embrulhássemos a primeira banana verde com a folha de jornal. Depois, colocar a segunda banana no saco plástico, o vidro relógio com uma colher medida de água e um pedaço da pedra de carbureto, a mesma ferveu quando dissolvida na água, e fechamos osaco. A terceira não dever ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente.
Observamos durante três dias seguidos o processo de amadurecimento de cada banana. As observações diárias foram anotadas e depois foram comparados os resultados obtidos. No primeiro dia de observação, notamos que, a que ficou em temperatura ambiente, amadureceu mais do que as outras duas.
No segundo dia,observamos que as bananas estavam maduras. Ao observarmos, notamos que a seguinte ordem de amadurecimento: a primeira foi à banana em temperatura ambiente, em seguida a banana q estava envolvida no jornal e por ultimo a que está dentro do saco, pois se encontrava úmida.
A banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno. Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (umapedrinha de carbureto na água, forma o gás) e acelerar o amadurecimento das frutas. O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca, até o seu interior. Conheça as três reações que acontece durante o processo de maturação de frutas:
1. Oxidação de lipídios: essa reaçãoé produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento das fibras do fruto, tornando-o macio;
2. Quebra das ligações de amido: a doçura das frutas maduras aparece neste momento, durante a quebra de ligações de amido presente em sua composição;
3. Quebra das moléculas de clorofila: o etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere acor verde. Após esta reação dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.
  O acetileno liberado da reação do CaC2 com a umidade aumentou a intensidade e antecipou o pico respiratório das bananas, colhidas no estádio II de maturação. O acetileno acentuou a coloração amarela das bananas e respectivamente, promoveu maior uniformidade do desenvolvimento da cor e doamadurecimento. O acetileno liberado da reação do CaC2 aumentou as taxas de degradação do amido e da clorofila, proporcionando acentuado aumento nos teores de açúcares redutores.
Em um segundo experimento usamos: uma lata de leite em pó; água; a pedra de carbureto e um palito de fósforo. Na lata de leite foi colocada a água e a pedra de carbureto, em seguida, foi jogado um palito defósforo aceso, daí a chama.
Pedra e água parecem ser as últimas coisas que podem pegar fogo na face da Terra. Há, porém, uma substância especial que, em contato com a água, libera um gás inflamável. Essa pedra chama-se carbeto de cálcio, conhecida popularmente como carbureto. Um dos produtos obtidos da reação do carbeto de cálcio com a água é o gás acetileno, que pega fogo. Quando ela entra em...
tracking img