Amadurecimento da banana

Colégio Polivalente de São Gonçalo dos Campos

RELATÓRIO DE QUÍMICA

São Gonçalo dos Campos
2013

Procedimentos

Tradicionalmente, a indução da maturação (climatização) da banana é feitautilizando-se o carbureto de cálcio, o que libera o acetileno quando umedecido. O eteno é produzido por frutos verdes e é responsável pelo amadurecimento deles. Em nível domestico é possível utilizaressa propriedade da eteno para amadurecer mais rapidamente determinadas frutas. Por exemplo, quando se embrulha bananas em jornal, é como se tivéssemos aprisionando o etileno, acelerando oamadurecimento das frutas.
A professora nos pediu um relatório experimental, em que nós deveríamos expor qual banana amadureceu mais rápido e propor uma explicação para o fato.
Materiais:
* Três bananasverdes;
* Folha de jornal;
* Um saco plástico
* Pedra de carbureto de cálcio;
* Vidro relógio;
* Colher medida.
Foi pedido a nós, que embrulhássemos a primeira banana verde com afolha de jornal. Depois, colocar a segunda banana no saco plástico, o vidro relógio com uma colher medida de água e um pedaço da pedra de carbureto, a mesma ferveu quando dissolvida na água, e fechamos osaco. A terceira não dever ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente.
Observamos durante três dias seguidos o processo de amadurecimento de cada banana. As observações diáriasforam anotadas e depois foram comparados os resultados obtidos. No primeiro dia de observação, notamos que, a que ficou em temperatura ambiente, amadureceu mais do que as outras duas.
No segundo dia,observamos que as bananas estavam maduras. Ao observarmos, notamos que a seguinte ordem de amadurecimento: a primeira foi à banana em temperatura ambiente, em seguida a banana q estava envolvida nojornal e por ultimo a que está dentro do saco, pois se encontrava úmida.
A banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno. Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (uma...
tracking img