Amadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2013

A MINHA CIDADE
AMADORA




INDICE
INDRODUÇÃO…………………………………………………………………………….3
DESENVOLVIMENTO………………………………………………………4, 5, 6, 7 e 8
CONCLUSÃO……………………………………………………………………………...9
WEBGRAFIA……………………………………………………………………………..10

INTRODUÇÃO
Escolhi este trabalho porque é a cidade onde eu nasci e vivo actualmente.O conceito de cidade, enquanto espaço físico, tem vindo a sofrer evoluções aolongo das últimas décadas. Actualmente, a cidade deve ser encarada como um espaço de vivência plena, de comunhão entre os seus habitantes e tudo o que os rodeia: os espaços comuns (parques, jardins, espaços de convívio e lazer), os serviços, a escola, as habitações, etc. São disso exemplo os novos espaços urbanos de lazer, nomeadamente os parques temáticos, a redefinição de vias rodoviárias, deforma a retirar grande parte do trânsito do centro da cidade, a criação das chamadas “zonas 30”, onde é obrigatório circular a uma velocidade inferior a 30 km por hora e a valorização da recuperação, por parte dos proprietários, de construções que se encontram em mau estado de conservação. Este edificado, não deixando de ser propriedade privada, assume também um impacto público, pelos reflexos que arespectiva imagem e condições de habitabilidade têm na Cidade e nos cidadãos.
C:\Documents and Settings\Administrador\Ambiente de trabalho\MAPA AMADORA.gif

DESENVOLVIMENTO
100 anos depois, o último sopro da tradição rural na PorcalhotaA antiga Porcalhota deu lugar, por decreto real de 28 de Outubro de 1907, à Amadora. No futuro da cidade não há lugar à ruralidade.

C:\Documents andSettings\Administrador\Ambiente de trabalho\falagueira2b1912sh6.jpg

Aspetos Geográficos
O concelho da Amadora, do distrito de Lisboa, localiza-se na Região de Lisboa, na Grande Lisboa Norte, e situa-se a cerca de 10 quilómetros a noroeste da capital. Insere-se na Área Metropolitana de Lisboa e é limitado pelos concelhos de Oeiras a sul, de Odivelas a norte, de Sintra a oeste e de Lisboa a este.
Esteconcelho ocupa uma área de 23,8 km2, na qual se distribuem 11 freguesias: Alfornelos, Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira, Mina, Reboleira, São Brás, Venda Nova e Venteira.
Em 2005, o concelho apresentava 176 670 habitantes.
O natural ou habitante de Amadora denomina-se Amadorense.
A Amadora é uma das localidades que mais se tem desenvolvido nos arredores de Lisboa, sendo atualmenteuma das maiores cidades do país em população.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas feiras no concelho, como a FEIRAMA - Feira de Atividades Económicas do Município da Amadora (em novembro), a FEIRARTE - Feira de Artesanato (setembro e outubro) e a Feira da Brandoa (primeiro e terceiro domingo de cada mês).
O Festival Internacional de Banda Desenhada (em outubro e novembro) eo Festival de Música Portuguesa (em setembro) são outros eventos importantes no concelho.
As Festas da Cidade para comemoração do aniversário do município realizam-se de 11 de setembro a 5 de outubro.
O feriado municipal ocorre a 11 de setembro.
No artesanato destacam-se a tapeçaria, as rendas, a azulejaria, os vitrais, as bijutarias, a cerâmica, a olaria, a cestaria, as máscaras, as miniaturase os brinquedos em madeira.

C:\Documents and Settings\Administrador\Ambiente de trabalho\feira.jpgC:\Documents and Settings\Administrador\Ambiente de trabalho\arte.jpg

CAMARA MUNICIPAL DA AMADORA
A constituição heráldica das armas, selo e estandarte do Município da Amadora foi publicada no Diário da República de 15 de Fevereiro de 1984, I Série, Número 39, sob a portaria n.º 101/84,através da aprovação do Ministério da Administração Interna nos seguintes termos: C:\Documents and Settings\Administrador\Ambiente de trabalho\Pt-amd1.png Armas. – Campo de verde, tendo em faixa um aqueduto de 3 arcos, de prata, lavrada de negro. Em chefe, manga de vento enfunada de prata, posta em banda, colocada à dextra, com haste e rolamentos de ouro e ferros de negro; brocante sobre esta e...
tracking img