Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALZHEIMER
# O QUE É ALZAIMER?
A doença de Alzheimer (DA) é uma enfermidade progressiva, de causa ainda desconhecida que acomete preferencialmente as pessoas idosas. Estima-se que, nos EUA existam cerca de 4 milhões de pacientes e no Brasil, pelo menos um milhão. Foi descrita pela primeira vez pelo médico Alois Alzheimer, em 1907. É uma forma de demência cuja causa não se relaciona com acirculação ou com a aterosclerose, sendo devida à morte das células cerebrais responsáveis pela liberação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que está estreitamente ligada a processos da memória, raciocínio lógico, julgamento, linguagem e também comportamento e capacidade da pessoa se orientar no tempo e no espaço.
# CARACTERÍTICAS DO ALZAIMER?

Fase inicial:
* Distração
* Dificuldade de lembrarnomes e palavras
* Esquecimentos crescentes
* Dificuldade para aprender novas informações
* Desorientação em ambientes familiares
* Lapsos pquenos, man não característicos de julgamento e comportamento
* Redução das atividades sociais dentro e fora de casa

Fase intermediária:
* Perda marcante da memória e da atividade cognitiva (atenção, julgamento moral, inteligência geral)
*Deteriorização das habilidades verbais, diminuição do conteúdo e da variação da fala
* Apresenta mais alterações de comportamento: frustração, impaciência, inquietação, agressão verbal e física
* Alucinações e delírios
* Incapacidade para convívio social autônomo
* Perde-se com facilidade, tendência a fugir ou perambular pela casa
Inicia perda do controle da bexiga

Fase avançada;
* A falatorna-se monossilábica e, mais tarde, desaparece
* Continua delirando
* Transtornos emocionais e de comportamento
* Perda do controle da bexiga e do intestino
* Piora da marcha, tendendo a ficar mais assentado ou no leito
* Enrijecimento das articulações, o que impossibilita a mudança de posições.
* Dificuldade para engolir alimentos, evoluindo para uso de sonda enteral ou gastrostomia (sonda doestômago)
Morte.
Em relação a estas fases, alguns esclarecimentos merecem ser feitos;

1- Na fase inicial da doença, nem todos os sintomas aparecerão ao mesmo tempo. Todos pensam que o primeiro sintoma é a perda de memória, mas não será assim em todos os casos. Alguns pacientes apresentam inicialmente alterações de comportamento (tornam-se mais agitados ou mais apáticos, por exemplo). Osesquecimentos são um importante sintoma, mas em alguns casos eles poderão aparecer depois.

2- Estas fases são bem divididas (como expresso anteriormente), pois determinados sintomas são característicos de cada uma delas, porém, nem sempre acontecem da mesma forma com todos os pacientes. Em alguns casos não é possível observar uma mudança nítida entre uma fase e outra, visto que alguns sintomas semisturam e as fases se modificam gradativamente.

3- Nem todos os portadores apresentarão todos estes sintomas. Por exemplo, alguns familiares relatam ter um idoso portador de Alzheimer na família, porém relatam que “ele ainda não ficou agressivo”. A agressividade é um dos sintomas mais temidos da doença, e nem todos os portadores da doença irão apresentar este sintoma, seja simplesmente pelofato do sintoma não aparecer, ou porque estão fazendo uso de uma medicação que os deixa menos agressivos.

4- A maioria dos portadores da doença não apresenta nenhum sintoma físico (no corpo) no início da doença: continuam caminhando normalmente, não emagrecem ou engordam, nem demonstram outro tipo de alteração.

5- Em relação a esquecer-se dos membros da família, enquanto alguns pacientes seesquecem em pouco tempo de algumas pessoas, outros demoram muito tempo para se esquecerem de pessoas próximas.

6- Não necessariamente a morte acontece na fase avançada. Devemos lembrar que o portador da Doença de Alzheimer pode também sofrer de outras doenças, que podem levá-lo ao óbito em qualquer uma das três fases.

7- É de suma importância que o portador de Alzheimer tenha acompanhamento...
tracking img