Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alzheimer

Foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra e neuropatologista Alouis Alzheimer, que ao fazer uma autopsia percebeu no cérebro do morto um problema dentro dos neurônios,esses pareciam atrofiados em vários lugares do cérebro e cheio de placas estranhas e fibras retorcidas, enroscadas umas nas outras. Atinge 1% de idosos entre 65 e 70 anos, 6% aos 70, 30% aos 80 anos emais de 60% depois dos 90 anos.
O que é?
É uma doença do cérebro, degenerativa, produz atrofia progressiva, com inicio mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar,raciocinar, memorizar, afeta as áreas da linguagem e provoca mudanças de comportamento.
Causas da doença
As causas da doença ainda não são conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certasmudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para desenvolvimento da doença:
Aspectos neuroquímicos:diminuição de substancias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, como a acetilcolina.
Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
Aspectosinfecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.
Sintomas
No começo são os pequenos esquecimentos, aceito pelosfamiliares como parte do envelhecimento, mas que vão se agravando gradualmente. Os idosos tornam-se confusos, às vezes agressivos, passam a apresentar distúrbios de comportamento e acabam por nãoreconhecer seus familiares.
À medida que a doença evolui tornam-se mais dependentes da família ou dos cuidadores, precisam de ajuda para se locomover, têm dificuldades para se comunicarem, e passam anecessitar de supervisão integral para suas atividades comuns de vida diária, até mesmo as mais elementares como a alimentação e higiene.
Reconhecem-se três fases na evolução da doença:
Na fase inicial...
tracking img