Alzheimer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Doença de Alzheimer: uma doença silenciosa

A doença do esquecimento, a Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, surge por volta dos 65 anos e provoca a degeneração progressiva levando a perdadas habilidades de pensar, raciocinar e memorizar. Afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento. Essa doença não tem a causa definida, o que existem são indícios na mudança decertas terminações nervosas e nas células cerebrais responsáveis pelas funções de interação do indivíduo com o meio em que vive.

Um das alterações conhecidas é que diminui a substância que transmiteo impulso nervoso. A exposição prolongada a alumínio e manganês, por ação infecciosa (seja cerebral ou da medula espinal) e o fator genético estão envolvidos, mas não é uma regra. O fato de você terum caso na família não significa que irá desenvolver a doença.
Com o aumento da expectativa de vida, a Doença de Alzheimer está se tornando cada vez mais freqüente. Ela atinge mais de 5 milhões deamericanos, no Brasil não temos essa estatística. Os esforços de pesquisadores estão concentrados em identificar novos genes e mecanismos responsáveis pela Doença de Alzheimer e abrir novas perspectivasde tratamento.

Temos 3 genes conhecidos até o momento. O primeiro gene de risco, o APOe4 , descoberto há 15 anos, está associado a um risco de 20% de uma pessoa desenvolver a doença, o gene daclusterina em cerca de 10% e o CR1 e PICALM em cerca de 3 a 5%. Existe uma probabilidade grande de qualquer um de nós ter um ou mais desses genes de risco. Mas cada um deles sozinho, não vai determinarqual é a probabilidade de alguém vir a desenvolver a Doença de Alzheimer. Mesmo que tivéssemos os três genes de risco teríamos uma probabilidade de 30% a 35% de vir a desenvolver a Doença de Alzheimer,ou seja, 65% a 70% de não desenvolvê-la, porque vários outros fatores precisam ser determinados e estão envolvidos.

É comum as pessoas associarem o esquecimento a idade. A diferença está na...
tracking img