alzeimaer

4269 palavras 18 páginas
Introdução:
No âmbito da Unidade Curricular de Enfermagem no Idoso, leccionada no 2ª ano/1ª semestre, no curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho……………………………………….

A Demência consiste numa perda das funções mentais, geralmente associada com a idade avançada, envolvendo problemas com a memória e o raciocínio. Ocorre perda de capacidades mentais suficientemente grave para interferir com a capacidade de uma pessoa agir normalmente no trabalho ou em sociedade. É caracterizada por um defeito nas memórias de curto e longo prazo, e pela desintegração da personalidade devido a alterações no discernimento e no julgamento. A Demência é um problema sério de saúde pública, com impacto importante em milhões de pessoas afectadas e nas suas famílias. A ela estão associadas a doença de Parkinson e a de Alzheimer, sendo estas as mais comuns.

No transcorrer das próximas décadas, a prática da Medicina e, em especial da Enfermagem, será bastante influenciada pelas necessidades de assistência da população idosa crescente. Prevê-se que em Portugal, a população com idades superiores as 65 irá triplicar ao longo dos próximos 30 Anos. É essencial que os profissionais de saúde, nomeadamente os Enfermeiros, entendam e avaliem os processos fisiológicos associados ao envelhecimento; as respostas diferentes dos indivíduos idosos às doenças comuns; e os distúrbios que ocorrem comummente nessa população, como Depressão, Demência, fragilidade, incontinência urinária e fracturas. Os pacientes idosos desenvolvem mais reacções colaterais aos fármacos, em grande parte devido às alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas.

A Demência:
“A Demência é uma perturbação que gradualmente retira a capacidade de recordar, de pensar, de compreender, de comunicar e de controlar o comportamento (função mental). Há muitos tipos de Demência, incluindo a doença de Alzheimer. Os diferentes tipos afectam várias capacidades

Relacionados