Alvoro siza

3625 palavras 15 páginas
ARQUITETURA E URBANISMO.
Projeto arquitetônico.

Fundação Iberê Camargo

Alvaro Siza

ARQUITETO
VEJA A GALERIA DE FOTOS »
Álvaro Joaquim Melo Siza Vieira nasceu em 1933 na cidade de Matosinhos, na região metropolitana do Porto, em Portugal. Em 1949, apesar do grande interesse que nutria pela escultura, acabou ingressando no curso de arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), persuadido por seu pai. A opção pela arquitetura, porém, se solidificou quando, ainda estudante, conheceu as obras de Gaudí. Também encontrou inspiração na de Oscar Niemeyer, que, na época, exercia grande influência sobre a escola do Porto. Siza, entretanto, nunca abandonou o exercício da escultura e do desenho.
Sua carreira profissional foi precoce, realizando os primeiros projetos antes mesmo de se formar, em 1955. Também trabalhou como estagiário e depois como arquiteto no escritório de Fernando Távora, seu respeitado e reverenciado professor. Os primeiros projetos do escritório que montou, a partir de 1958, chamaram já a atenção da imprensa local – de maneira negativa, é verdade. Esse dissabor inicial, todavia, foi devidamente compensado por uma grande quantidade de prêmios que não parou e não para de receber. Entre eles, o Prêmio Europeu de Arquitetura da Comunidade Econômica Europeia, o Prêmio Mies van der Rohe, a Medalha de Ouro da Fundação Alvar Aalto, o Prêmio Pritzker e o Prêmio Imperial. Desde cedo, o arquiteto empenhou-se na proposta de não ser tradicionalista sem abandonar suas raízes, construindo uma obra caracterizada pela incessante busca do novo. São próprias dos projetos de Siza a complexidade formal e a simplicidade do desenho, com investidas constantes nos planos horizontais, na clareza das formas e no requinte dos espaços.
VEJA A GALERIA DE FOTOS »
A partir de 1966, começou, na própria escola onde se formou, uma carreira intermitente de professor. Foi professor convidado de inúmeras escolas mundo afora e não dá conta dos convites para

Relacionados

  • conforto ambiental
    524 palavras | 3 páginas