Alvin toffler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. HISTÓRIA DE ALVIN TOFFLER

Alvin Toffler (3 de Outubro de 1928) é um escritor e futurista norte-americano, tem 79 anos é casado com Heide Toffler. Possui doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.
O que ele fez: Para a consultoria Accenture, é a terceira voz mais influente domundo, depois de Bill Gates e Peter Drucker. O Financial Times afirmou que ele é o futurista mais famoso do mundo. O jornal chinês People’s Daily o colocou entre os 50 estrangeiros que formaram a China moderna.
O americano Alvin Toffler é o que há de mais próximo a um profeta moderno. Seus livros O Choque do Futuro e A Terceira Onda, de 1970 e 1980, previram as principais tendências da virada doséculo. Há 36 anos, ele vislumbrou a economia globalizada, a emergência de novas potências como a China, a vida nômade e urbana, a revolução tecnológica e a valorização da ciência e do conhecimento. Com seu novo livro, Riqueza Revolucionária, Toffler dá mais pistas sobre o que vem por aí. E aconselha países que, como o Brasil, investem em infra-estrutura para se desenvolver: “Invistam em educação”.
Osseus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto (através de efeitos como a sobrecarga de informação. Mais tarde centrou-se em examinar a reação da sociedade e as mudanças que esta sofre. Os seus últimos trabalhos têm abordado o estudo do poder crescente do armamento militar do século XXI, as armas e a proliferação da tecnologia e o capitalismo. Está casado com Heidi Toffler,igualmente uma escritora futurista.
Alvin Tofler (1995) em seu livro “A Terceira Onda” relaciona a primeira onda a revolução agrícola, a segunda a revolução industrial e a terceira a revolução da informação. Tofler, como outros autores pós-industrialistas, confere muita importância ao aspecto técnico como determinante da mudança.
Alvin Toffler expõe-nos como a educação se processou ao longo detrês períodos na história. Cada período foi chamado de onda. Sua visão sobre o futuro da educação é otimista. Toffler fala da escola sempre em relação com a história e a sociedade. Para ele o que distingue uma onda da outra, é, fundamentalmente, um sistema diferente de criar riqueza. A alteração da forma de produção de riqueza é acompanhada, porém, de profundas mudanças sociais, culturais, políticas,filosóficas, institucionais, etc.
A Primeira onda durou aproximadamente 8.000 anos terminando por volta de 1650-1750. Foi basicamente agrária. A informação era restrita às autoridades e delineada por cartas escritas. A escola era a casa, o rio, o campo. A educação é parte do modo de vida das pessoas que a criam e recriam.
A Revolução Industrial desencadeou a segunda onda. A produção passou aser escalonada e padronizada. A informação se democratiza. Aparecem o correio e a imprensa escrita e falada como o rádio e a TV. A escola ganha lugar próprio. São grandes edifícios refletindo aquilo que acontece dentro das fábricas. A educação se torna educação de massa como num processo de linha de montagem. Diante dos inúmeros problemas gerados pela industrialização, a educação tem a marca dapassividade, da falta de críticas e da mecanicidade.
          Na terceira onda, a massificação cede lugar à personalização, a centralização perde espaço para a descentralização. Nossa sociedade vem se delineando como sociedade da informação e traz consigo quatro núcleos industriais básicos:
* O ramo da indústria eletrônica.
* A indústria espacial.
* As indústrias exploradoras dosoceanos.
* As indústrias ligadas à genética.
Serve para ilustrar essa etapa a última e recente preocupação de todos nós com o mapeamento do genoma humano. Esse assunto ocupou recentemente todas as páginas dos jornais e despertou a preocupação de muita gente.
Para Toffler, a solução para os problemas da sociedade está na educação, principalmente no contexto físico e estrutural do...
tracking img