Alvenaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

• O que é alvenaria estrutural?


È o processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada através de cálculo racional. Pode ser empregada tanto em casa quanto em edifícios de múltiplos pavimentos; Sendo o método construtivo mais usado até o início do século XX.
No sistema convencional de construção, asparedes apenas fecham os vãos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos são desnecessários, pois as paredes, chamadas portantes, distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces. Para erguê-las, é preciso usar blocos especiais, mais resistentes que as peças de vedação. Eles podem ser de concreto, cerâmicos,sílico-calcários ou de concreto celular, sendo também possível recorrer aos tijolos maciços. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.
E como curiosidade é o sistema construtivo mais antigo usado pela humanidade. Nos tempos bíblicos, o pessoal da babilônia jáconstruía com tijolos de barro seco ao sol, os antigos egípcios usavam alvenaria de pedra e na Idade Média foram construídas pontes e catedrais que estão de pé até hoje e provavelmente ainda estarão por lá durante muitos séculos.
Alguns exemplos de obras que foram construídas utilizando alvenaria estrutural: Teatro Municipal de São Paulo (1911), Muralhas da China (214
A.C.), Coliseu de Roma(82 D.C.).

[pic]
(Coliseu de Roma, uma das sete maravilhas do mundo antigo)

[pic]
(A Muralha da China)
[pic]
(Teatro Municipal de São Paulo)


• Tipos de alvenaria estrutural


1. Alvenaria Não Armada (Alvenaria simples: componentes + argamassa).


2. Alvenaria Armada (Alvenaria reforçada por umaarmadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionadas racionalmente para resistir a esforços atuantes).

3. Alvenaria Parcialmente Armada (Alvenaria que incorpora uma armadura mínima em sua seção, por motivos construtivos com o objetivo de evitar fissuras por movimentações internas, evitar rupturas e etc.).

4. Alvenaria Protendida (Alvenaria reforçada por uma armaduraativa(pré-tensionada) que submete a alvenaria à tensões de compressão).


• Métodos Construtivos

Em 1951, marco inicial da “moderna engenharia estrutural” ou seja a partir dos anos 60 ocorre a disseminação da alvenaria estrutural.

• Intensificação de pesquisas na área
• Criação de teorias fundamentadas em experiências
• Esforços de engenheiros e projetistas emgrandes realizações em alvenaria estrutural
• Progresso (avanço) na fabricação de materiais
• Progresso nas técnicas de construção

Cálculo racional:

Tem haver com a definição do projeto desde a escolha do tipo de bloco (material, resistência e etc) como também definir a modulação dos blocos, o tipo de fundação, os esforços das paredes como também os métodos a serem utilizadosna execução não só da alvenaria, mas também dos subsistemas (elétrico, hidráulico, telefônico e outros) objetivando com isso a redução no tempo de execução e principalmente na redução de custos.

Como são furados, os blocos permitem a passagem de ferragens (quando necessárias) e de instalações elétricas e hidráulicas, evitando quebras posteriores nas paredes. Dessa forma, quandototalmente erguida, a superfície está pronta para receber revestimento de gesso e, depois, pintura, dispensando reboco e massas grossa e fina.
     Contudo, a alvenaria estrutural pode apresentar limitações para a realização futura de reformas e mesmo ampliações na construção; para estas últimas, uma boa alternativa é já considerar eventuais modificações durante a elaboração do projeto.
      A...
tracking img