Alvar aalto analise do arquiteto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hugo Alvar Henrik Aalto (1898-1976) foi um arquiteto Finlandês de extrema importância para se entender arquitetura do inicio do SEC XX. Nele constitui o ”ápice da conciliação entre padronização e irracionalidade, de modo que a padronização deixe de comandar para servir” com a função moral de reestabelecer o vinculo entre a vida e arquitetura. ( P.643)
Paralelamente a suas obras, outrosarquitetos desenvolviam também suas maneiras de se projetar. Frank Lloyd Wright produzia , a partir das suas casas de pradarias, uma linguagem formal e direta, com um pensamento de uma arquitetura orgânica. Gropius, com um pensamento mais coletivo e acadêmico, eliminava uma pseudo-individualidade admirada pelas classes abastadas no final do sex XIX. Le Corbusier, por sua vez, propõe uma nova concepçãode espaço, através de seus cinco pontos, e uma arquitetura de concreto armado diferenciada. Ha também as contribuições teóricas e fundamento artísticos do grupo De Stijl, que propõe uma integração de forma e função. Assim, a Europa se libertou da linguagem arquitetônica dominante que era desvalorizada por esses arquitetos. Dessa maneira, “esses meios de expressão- padronização, novos sistemasconstrutivos e uma nova concepção de espaço- se desenvolveram”( pag. 644) abrindo espaço para uma nova arquitetura.
Desse período, se percebe algumas referencias que podem ter influenciado Alvar Aalto durante sua vida. Joan Miró e Paul Klee tinham um obra vinculada à uma linguagem orgânica e irracional, ou seja, dois elementos principais da obra do arquiteto. Além disso, o tão questionado( em suaépoca) Pavilhão do Espirito Novo, que trazia em si uma convivência entre objetos industrializados e objetos naturais, possibilitando, talvez, um troca do racionalismo funcional por um irracionalismo orgânico. A madeira, por volta de 1930, ganha novamente proeminência, fazendo com que alvar aalto passa a olhar com outros olhos esse material, tambem presente com abundancia em seu pais. Esse materialse torna o símbolo do arquiteto. E por ultimo, de extrema importância, o seu Pais.
O contexto de vida de Aalto se coincide com o período mais agitado da Finlandia. Primeiro um período de liberdade não perturbada, e então duas guerras. Dessas catástrofes, pouco capital se restou para uma reconstrução dos meios de produção. As casas, entao, tiveram de ser reduzidas e tambem não havia fundospara a prefeitura construir museus, centros cívicos, e outros necessários para a prosperidade financeira do pais. Dai, se responde o porque das primeiras obras de aalto não se tem edifícios grandes. Por exemplo, no começo, seus projetos estiveram relacionados com as varias exposições finlandesas. Ex: Palco da Orquestra, Turku, “ essa caixa de som de madeira ligeiramente curva,(...) atua , quandoconjugada ao piso inclinado da orquestra, no sentido de assegurar uma transmissão sonora perfeita” (pag 651). Um pavilhão para exposição de silvicultura, onde se percebe que a madeira é o principal material. Assim, rustico como é, Aalto comprova que não se tornou convencional depois de seu contato com a Europa.
Essa obras foram importantes para perceber o inicio de uma diferenciaçãoarquitetônica que começa a se definir. O Arquiteto mesmo com as intenções mecanicistas do modernismo ele não se deixava levar e então, começava a ganhar identidade própria. E foi no edifício de Escritórios Turun Sanomat, que o arquiteto ficou conhecido mundialmente. Isso porque nele ja se nota uma aliança entre técnica ocidental e uma linguagem artística própria: Estrutura de Concreto Armado, janelashorizontais, o terraço –jardim e , especialmente, a cobertura em cogumelos da sala subterrânea que abriga a maquina de impressão. Esse reconhecimento, possibilitou novas propostas de projeto e ele foi cada vez mais requerido em seu pais, tornando-se assim o mais importante da Finlândia.
No Sanatório de Tuberculosos, O lado humano do arquiteto é levado em conta quando ele trata os dormitório...
tracking img