Alunos e professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA ENSINO SUPERIOR
DOCENTE: SHEILA MARIA ROSIN
DISCENTE: MARCELLA MACHADO MOURA

NOTA DELEITURA

TEXTO: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Capítulo 4: Como se relacionam professores e estudantes

Nesse texto são analisados comportamentos da interrelação professor-estudante.Primeiramente são citados alguns tipos de relacionamentos. Entre eles o interpessoal, professor estudante pelas perspectivas teóricas, Rogeriana e psicanalítico.
No relacionamento professor estudante, pelaperspectiva teórica, destaca-se o chamado aprendizado não intencional. O que o professor ensina sem querer ensinar e o que os alunos aprendem sem querer aprender, por sua vez, pode representar o maisimportante e mais permanente produto do processo ensino-aprendizagem.
A teoria Rogeriana, segundo MORALES, é bastante ampla e complexa. Envolve uma relação de caráter mais pessoal, referente aoreconhecimento dos êxitos dos alunos, a autoconfiança dos mesmos assim como manutenção do respeito recíproco, ou seja, o educador precisa desenvolver um apreço pelo estudante, por seus sentimentos e opiniões.O psicanalítico, fala sobre os sentimentos que movem um relacionamento aluno-professor. Relata que o processo de transmissão de sentimentos é um processo inconsciente, ou seja, não é uma decisão doaluno gostar ou não de determinado professor, e vice-versa, o que segundo o autor pode causar perplexidade me alguns educadores.
Em um segundo momento do capitulo, o autor comenta a respeito demomentos significativos no relacionamento com os estudantes, e exemplifica tal fato com o caso da primeira apresentação em sala de aula, do oferecimento e da recepção de feedback, da formulação deperguntas e do fornecimento de respostas as perguntas.
Conhecer os estudantes pelo nome é fundamental. Faz-se necessário para manter uma intimidade com os alunos. O aluno se sente valorizado com tal...
tracking img