Alunos com transtornos de défit de atenção e himperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o TDAH, é um tema que está sendo muito preocupante na família e na escola, devido ser um assunto pouco conhecido em nosso meio, ou seja, conhecer as causas para poder sanar o problema o mais cedo possível.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) é um transtorno psíquico, de causas genéticas, considerado na atualidade, a síndrome mental mais estudada na infância, e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Com inúmeros problemas relacionados como a falta de atenção, impulsividade e hiperatividade sendo mais comum em meninos do que em meninas. Quando são feitas as pesquisas nos consultórios, parece ser mais comum nosexo masculino, os meninos tendem a criar mais confusão e incomodar mais em sala de aula, sendo, então, encaminhados para avaliação médica a pedido dos professores. Ora, são encaminhados, também são mais diagnosticados! As meninas parecem apresentar mais frequentemente à forma desatenta e não perturbam tanto. Ou seja, não é tão freqüente encaminhada para uma avaliação e, assim, passam muito tempo,ou toda a vida, sem diagnostico. (MATTOS, 2007, p.31-32).
É na idade escolar que a criança portadora do TDAH demonstra com mais precisão as características da doença. O profissional da educação é um dos mais indicados para encaminhar crianças para um diagnóstico especializado deste problema devido à sua convivência cotidiana com a criança em situações grupais. Mediante a constatação do problema,o educador deve informar aos pais orientando qual o procedimento a ser seguido.
Também é importante que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho. Em alguns casos é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar as suas dificuldades.
Para Sana (2005, p. 19), pessoas com TDAH até podem saber o que deve ser feito, mas não conseguemfazer aquilo que sabem devido à inabilidade de realmente poder parar e pensar antes de reagir. Não importando o ambiente ou tarefa, agem pelo impulso, sem conseguir pensar nas conseqüências da ação.
Os portadores do TDAH têm realmente vários problemas parecidos, mas cada caso é um caso, da mesma forma como não existem dois diabéticos iguais. Mesmo que o nível de açúcar no sangue seja exatamente omesmo em dois diabéticos, muitas diferenças podem existir: um pode ser gordo e o outro, magro, um deles pode contar com a ajuda da família em casa outro não, um pode não resistir a chocolates etc. Pessoas que são portadoras de TDAH têm muitas coisas em comum, mas não são necessariamente iguais no seu comportamento. Os portadores serão indivíduos com históricos pessoais, personalidades diferentes,estilos de vidas particulares, idiossincrasias, outros problemas associados, contextos familiares etc. Os sintomas podem não apenas variar quanto ao “arranjo” de sintomas, mas como a sua expressão vai depender de quem é o indivíduo que tem esse transtorno. (Mattos, 2007, P. 21).
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois grupos de sintomas: desatenção; hiperatividade e impulsividade, essessintomas são observados de forma clara.
Para Mattos, as crianças com TDAH parecem sonhar acordadas (os professores podem perceber isso antes dos pais) e muitas vezes são mais lentas na cópia do quadro negro e na execução dos deveres (porque “voam” o tempo todo). Elas cometem muitos erros por desatenção: erram por “bobagens” nas contas de matemática (sinais, vírgulas), erram acentuação oupontuação, entre outras coisas. E vivem apagando ou rasurando o que escrevem.
Os portadores de TDAH, em geral, não prestam atenção a detalhes, o que pode atrapalhar bastante seu desempenho nas provas. Um exemplo comum é não ler o enunciado das perguntas de modo adequado, sem perceber o que realmente o professor está pedindo, respondendo outra coisa diferente. Se a prova for de múltipla escolha e as...
tracking img