ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS NO ENSINO REGULAR E A AQUISI O DA L NGUA PORTUGUESA

1902 palavras 8 páginas
ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS NO ENSINO REGULAR E A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Angélica Wilske[1]
Vilisa Rudenco Gomes[2]

1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem como tema a aquisição e a compreensão da LIBRAS (Língua brasileira de Sinais) no processo de ensino de alunos surdos.
Partindo do pressuposto que as aulas sejam ministradas em LIBRAS, a escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender como o professor atua em sua prática pedagógica, uma vez que, além de ser a língua oficial da comunidade surda, é um direito assegurado com a implementação da lei (LDB, 1996) que garante a todos os portadores de necessidades especiais o acesso a uma modalidade de educação especial, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino.
Contudo, através de estudos anteriores, foi possível constatar que nem sempre a LIBRAS é a primeira língua, pois um número significativo de surdos apresenta uma linguagem, com designações muito particulares e não convencionadas, o que na maioria das vezes, acaba por gerar dificuldades no aprendizado.
Pensando nessas dificuldades e na futura universalização da escrita da Língua, também protegida por lei, a proposta de ensino desta Instituição é que os alunos aprendam não diretamente a Língua Portuguesa, mas também da escrita da LIBRAS, que se dá através da escrita dos sinais.
O problema que se apresentou como questão central foi compreender como se dá o aprendizado da LIBRAS como L1 (primeira Língua) e da Língua portuguesa como L2(segunda Língua), das crianças surdas de uma escola cascavelense.
Para se chegar a este objetivo fez-se necessária a elaboração dos objetivos específicos que buscam apontar as percepções dos professores quanto ao ensino da LIBRAS; compreender o processo de aprendizagem da Língua de Sinais e Língua Portuguesa (L1) e (L2); e investigar os procedimentos metodológicos dos professores e o aprendizado dos alunos.
A fundamentação teórica através da qual pôde ser feita a análise e reflexão

Relacionados