Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISSN 2179-345X Licenciado sob uma Licença Creative Commons

[T]

Psicologia do testemunho
[I]

Psychology of the testimony
[A]
Graziella Ambrosio
Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Mestranda em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP - Brasil, e-mail:gambrosio@bb.com.br

[R]

Resumo
O testemunho de uma pessoa sobre um fato depende, essencialmente, de como ela percebeu esse acontecimento, de como sua memória o armazenou e o evocou e, ainda, do modo como esse fato pode ser expresso. Sobre esses processos psíquicos (percepção, memória e expressão) atuam uma série de fatores externos e internos ao indivíduo, como hábito, automatismo, memória temporal etendência afetiva. Nesse sentido, a análise prévia do tipo de personalidade e das relações afetivas da testemunha permite verificar se o testemunho será ou não imparcial. Em outras palavras, é desvendar a intenção do testemunho, que pode ser vingança, compaixão, afeto, egoísmo, etc., podendo o interrogador aplicar técnicas, como o método centrípeto, para obter o exato esclarecimento dos fatos. Emboranenhum testemunho seja perfeito, é possível aferir o grau de fidedignidade do relato da testemunha por meio dos instrumentos de análise psicológica.
[P]

Palavras-chave: Psicologia jurídica. Psicologia do testemunho. Testemunha. Psicologia. Prova testemunhal.

Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 395-407, jul./dez. 2010

396 AMBROSIO, G.
[B]

Abstract
A personal testimonyabout a fact essentially depends in how she or he perceived such fact, in how her or his memory has been kept and remembered and yet, the way this fact can be expressed. On these psychological process (perception, memory and expression) are acting a series of external and internal factors to the individual, like habit, automatism, timing memory and affective tendency. Therefore, the previousanalyses of witness’ personality and affective relation allows a verification if the testimony will be or not impartial. In other words, it means uncover the testimony’s intention, which can be revenge, compassion, sympathy, egocentrism, etc., allowing the interrogator to use techniques, such as the ‘centripeto method’, to obtain a exact clarifying of the facts. Although no one testimony is perfect, itis possible improve the trustworthiness of the witness report by means of psychological analyse’s tools.
[K]

Keywords: Legal psychology. Psychology of the testimony. Witness. Psychology. Oral testimony.

Introdução O testemunho de uma pessoa sobre um acontecimento está calcado essencialmente no tripé: percepção, memória e expressão do fato. A seguir, analisaremos os principais fatores que afetamesses processos psíquicos e, consequentemente, a qualidade (exatidão e credibilidade) do testemunho.

Percepção A percepção é o processo que consiste em atribuir significado às informações (experiências vividas) captadas pelo sistema sensorial que chegaram ao córtex cerebral (ATKINSON et al., 2002). Trata-se de uma experiência psíquica complexa e pessoal que sofre a influência de diversos fatoresinternos e externos ao observador.

Rev. Direito Econ. Socioambiental, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 395-407, jul./dez. 2010

Psicologia do testemunho

397

As pesquisas (MIRA Y LÓPEZ, 2009) revelam alguns resultados concretos quanto à percepção: a) a capacidade de apreensão de estímulos é maior pela manhã do que à noite; b) as mulheres percebem com mais exatidão os detalhes que os homens; c) osacontecimentos iniciais e finais são melhor percebidos que os intermediários; d) o testemunho sobre dados qualitativos é mais preciso do que sobre dados quantitativos; e) as pessoas diferem entre si quanto à duração das vivências no tempo. A percepção da realidade exterior é deformada pelas tendências afetivas de cada pessoa, como o desejo que um acontecimento se realize ou não (‘sugestão da...
tracking img