Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A mesmidade da filosofia

O passado filosófico é marcado por uma multidão de opiniões, pois a partir dele só se vê apenas confusão. Para chegar ao aspecto da realidade não se precisa de pressa,devendo se evitar descartar os primeiros e confusos aspectos.
A história da filosofia é vista como uma multidão, situação em que há várias doutrinas diferentes, o que faz com que se diga que afilosofia tem um aspecto de doce manicômio, tendo traços parecidos com a demência. Mas, mesmo que as doutrinas sejam diferentes, elas acabam sendo similares, pois têm opinião sobre o mesmo, ou seja, todassão a mesma filosofia, tendo uma mesmidade, e entrando nessa mesmidade se vê a intimidade da filosofia.
Assim, com a filosofia, a primeira coisa que se tem é a variedade de nomes, e títulos deseus livros, sendo que o passado radical da filosofia acaba se fazendo presente até hoje.
Desse modo, os nomes deste passado são comparados aos pássaros que em alto-mar voam e anunciam as ilhas aosnavegantes. Sendo também os nomes remetidos à referência bíblica, pois em Mateus, capítulo 18, versículo 20 afirma: “Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Alémdisso, o nome faz referência à coisa, e a coisa é o símbolo de algo que não está presente. Logo, é preciso ter cuidado, pois os nomes podem virar máscaras, levando à ilusão e falsidade, fazendo com que acoisa seja escondida. Assim, mesmo se tendo o nome das coisas, e se achando que se pode falar com seriedade destas, é importante relembrar que o verdadeiro saber está envolvido com a mudez e a solidão.O nome autêntico

A filosofia propriamente dita tem início com Parmênides e Heráclitos. Parmênides e outros daquela época tinham a doutrina denominada alethéia, sendo este onome primitivo do filosofar.
Logo, quando nasce um nome, este não possui nenhuma qualificação, não havendo entre o nome e o homem qualquer ideal ou intepretação, devendo o nome ser levado ao mundo...
tracking img