Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. CONCEITOS E APLICAÇÕES 3
3. CARACTERÍSTICAS 4
3.1. MATERIAIS PARA MOLAS 5
3. 2. MANUTENÇÃO DAS MOLAS 5
4. MOLAS HELICOIDAIS 6
4.1. MOLAS DE COMPRESSÃO 6
4.1.1. CARACTERÍSTICAS 7
4.2. MOLAS DE TRAÇÃO 8
4.2.1 CARACTERÍSTICAS 8
4.3. MOLAS DE TORÇÃO 9
4.3.1. CARACTERÍSTICAS 10
5. Molas Planas 11
5.1. MOLAS PLANAS SIMPLES 11
5.2. MOLA PRATO 115.3. FEIXE DE MOLAS 12
5.4. MOLA ESPIRAL 13
6. Conclusão 14
7. Referências Bibliográficas 15

1. INTRODUÇÃO

Molas é um elemento único ou uma associação de elementos com finalidade de armazenar grande quantidade de energia potencial elástica devido a sua capacidade de assumir deformações elásticas sobre a ação de forças ou momento. Possui vários formatos e tamanhos, tornando seu usoessencial na indústria.

2. CONCEITOS E APLICAÇÕES

Necessitam de molas para funcionar, carros, tratores, máquinas, colchões e até canetas, pois nem sempre elas estão em evidência ou chamam a atenção, mas as molas são utilizadas em diversas indústrias e fazem parte do cotidiano das pessoas. Por possuírem empregos tão distintos, as molas elementos capazes de absorver deformações elásticas,demandam em suas fabricações materiais e tecnologias diferentes que variam conforme a carga a suportar, o tipo de esforço a fazer, a resistência que deve ter a tração que necessita garantir.
As molas de aço existem há séculos, provavelmente foram empregados pela primeira vez na indústria ferroviária, depois da Revolução Industrial. O conceito das molas é mais antigo, pois o inventor e artistarenascentista italiano Leonardo da Vinci já trabalhava, no século XV, com a ideia de fusos em seus desenhos. A ideia das molas já deveria existir, mas o processo de purificação do aço ainda não tinha sido desenvolvido. As molas, como conhecido hoje, fabricadas a partir de materiais com propriedades elásticas, vieram depois. E o uso do aço na confecção dessas molas de compressão certamente se deu a partirde processos empíricos.
De maneira geral é possível classificar as molas em três grandes grupos: molas de compressão, molas de tração e molas de torção. Todas elas são fabricadas de aços-liga ou aços inoxidáveis, versões do aço carbono, que recebe em sua composição os elementos cromo, vanádio, responsáveis por garantir resistência para que o arame seja torcido e pressionado e garantir que asmolas obtenham o mesmo impulso de pressão em seu torno. E é essa resistência ao vai e vem que estipula o tempo de uma vida útil determinada por cálculos, mas geralmente a bem projetada resiste a milhões de ciclos antes de perder suas características.
Portanto, as molas exigem cuidados e o conhecimento de processos tanto no que se refere ao seu projeto, como em relação aos materiais com os quais serãofabricadas. O aço empregado na fabricação das molas deve apresentar alto limite de fadiga, afinal, muitas vezes, elas estão sujeitas a condições de serviços severos em razão das cargas que suportam, dos tipos de esforços que realizam, das altas temperaturas as quais podem estar submetidas, meios corrosivos e vibrações. Enfim a escolha do material depende das propriedades desejadas, dasaplicações, do custo e da técnica da fabricação das molas.
Existem duas maneiras de se fabricar molas. Ela pode ser obtida a partir de tiras ou fios de aço carbono ou aço liga no estado recozido. Esses materiais, depois de conformados na forma de molas, são temperados em óleo e revestidos (recebem um tratamento térmico para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera). Esse método é usado para fabricaçãode molas pesadas.
As molas também podem ser fabricadas a partir de tiras ou fitas de aços já endurecidos, ou seja, no estado temperado e revestido, ou patenteados e estirados a frio ou encruados. Esses materiais, depois de conformados em molas, sofrem tratamento térmico a baixa temperatura com o objetivo de aliviar as tensões originadas no trabalho a frio.
A versão obtida nessas condições,...
tracking img