Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-RESUMO

Em nossa aula de laboratório, foram utilizadas as técnicas para medidas de líquido e pesagem de sólidos. Alguns equipamentos puderam ser testados utilizando a pipeta graduada, pera, provetas, béquer, bastão de vidro, vidro de relógio, espátula e as buretas. O objetivo era também de mostrar a diferença na medida, devido ao uso de um equipamento não adequado, percebido pelo nível domenisco.
Na pesagem de sólidos observamos o funcionamento da Balança Analítica (digital) como ligar e desligar, calibrar, pesar, adicionar sólidos, as normas de utilização. Estes ensinamentos são de extrema importância para as próximas aulas, pois as práticas dos próximos experimentos dependerão do domínio destas técnicas.

Palavra chave: vidro, líquido, medida, balança

2-INTRODUÇÃOAs técnicas para medidas de líquido e pesagem de sólidos são indispensáveis na vida de um estudante de laboratório de química.
A expectativa gerada para a nossa primeira aula de laboratório foi algo impossível de ser contida. A curiosidade com relação ao uso adequado dos equipamentos, o uso de um simples jaleco, o comentário com os colegas, o receio com a manipulação dos materiais, tudo isso fezsurgir o interesse maior pelo ambiente do laboratório de química da UESC.
Buscamos com essa primeira experiência entender o uso de cada vidraria de laboratório, saber utilizar corretamente a balança digital e poder identificar qual a melhor opção na hora de medir ou pesar determinada substância.


3 - RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

3.1. MEDIDAS DE VOLUME, PESAGEM E TRANSFERÊNCIA DESUBSTÂNCIA.

No dia 11 de setembro de 2012 na sala 44 no pavilhão Manuel Nabuco 2° andar, aconteceu uma aula de laboratório, objetivando a apresentação e utilização dos equipamentos de um laboratório de química. Essa aula foi ministrada pela professora de Química Aplicada à Biologia Tânia Maria de Brito e Silva, com o auxilio de alguns monitores, que são alunos de outros cursos da UESC.
Para medida devolumes, além da vidraria, foi utilizada H2O (água) e para a pesagem de sólido na balança de precisão usamos NaCl (sal).
Foi utilizada a pipeta graduada acoplada à pera, as provetas, o béquer, o bastão de vidro e a bureta, sempre observado a posição do menisco para evitar erro na medida, comparamos a diferença existente ente as medidas destes instrumentos. Observa-se que o béquer não deve serutilizado para medidas, pois é impreciso o seu volume e há diferenças nas medidas de volume de um instrumento para o outro. No entanto, a pipeta volumétrica é uma alternativa para medidas exatas com, por exemplo, a pipeta de 20 ml. Para volumes maiores de 50 ml as provetas são uma alternativa, porém em medidas menores e graduadas podemos utilizar tanto a pipeta graduada quanto a bureta.
Na pesagem desólidos deve-se observar sempre se a Balança Analítica está calibrada visualizando o dispositivo atrás dela onde a bolha deve estar centralizada. Ela dispõe de um sensor de pressão alojado sob o prato. A informação elétrica fornecida pelo sensor é convertida eletronicamente para leitura direta do peso em um mostrador digital, porém, na pesagem por diferença você pode colocar a vidraria e zerar abalança, operação chamada de “tara”. Ao colocar o produto químico, o mostrador digital dará o seu peso, não sendo necessário subtrair o peso da vidraria. Na pesagem por adição, após zerar a balança, faz-se a pesagem da vidraria utilizada e anota-se o valor para posteriormente adicionar-se ao mesmo a quantidade de sólido solicitada. No término de sua utilização deve-se desligar a balança com avidraria para não descalibrá-la.

3.2 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.2.1 Leitura de volumes

Preparamos a bancada forrando-a com papel toalha e colocamos as seguintes vidrarias: 01 béquer de 250 ml e 01 béquer de 50 ml; 01 Pipeta volumétrica de 20 ml; 01 Pipeta graduada de 10 ml e 01 pipeta graduada de 20 ml; 03 Provetas de 5 ml, 10 ml e 50 ml; 01 Bureta de 50 ml; 01 Pipeta Pasteni, 01...
tracking img