Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Do Piauí
Centro De Ciências Da Educação
Departamento De Fundamentos Da Educação
Disciplina: Psicologia Da Educação
Ministrante: Profª. Msc. Aída Teresa Dos Santos Brito
Aluno: Thiago Henrique Araújo De Morais

A influência da educação brasileira no comportamento
de professores e alunos

1. Resumo

O tema que intitula este artigo é recorrente na atualidade, comuma preocupação sobre o tema e por se tratar de trabalho produzido na disciplina psicologia da educação. Foi feito este trabalho com o objetivo geral de demonstrar a influencia da educação brasileira no comportamento de professores e alunos e com os seguintes objetivos específicos: entender quais os motivos que da falta de desmotivação de professores e alunos, o por que de muitos jovensabandonarem a escola, quais as consequências desse modelo de educação, apresentar soluções para o problema. Dessa forma a metodologia usada seria a bibliografia a partir dos autores (Roberto Leão al. 2008, Martin Carnoy al. 2009, Shwartzman al., 2005, S. BROCK al., 2005). Esse artigo trará os problemas enfrentados por todos que compõem o processo educativo e apresentar algumas soluções para os obstáculosenfrentados por eles.
2. Introdução
Educação  é um elemento observado em qualquer sociedade e nos grupos que a compõe, responsável pela sua manutenção e perpetuação através das gerações. Entende-se que a melhor arma para o desenvolvimento de uma nação consiste na forma como essa trabalha o ensino.
1 Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#Educa.C3.A7.C3.A3o>
1Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#Educa.C3.A7.C3.A3o>
Existem alguns exemplos de países que hoje se tornaram potencias e que a base do seu crescimento se deve ao incentivo a educação, como exemplo pode-se citar o Japão que mesmo com uma grande limitação geográfica e todas as tragédias sofridas por essa nação que vem desde 1947 um projeto educativo. No Japão é obrigatória ainclusão da educação infantil e do ensino fundamental, as quais duram nove anos (dos seis aos 15 anos). Quase todas as crianças continuam seus estudos em um ensino secundário,  de três anos e, de acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, cerca de 80% dos formandos do ensino secundário cursaram a universidade, a educação profissional, ou outros cursos pós-secundáriosem 2010¹.
Percebe-se que no contexto educacional do Brasil a educação não é levada tão a serio, especificamente na rede pública onde grande parte das escolas não tem uma estrutura física adequada, enfrenta sérios problemas de evasão escolar, por conta da falta de incentivo ao ensino e a falta de projetos educacionais com objetivos concretos de melhoria do aprendizado e ainda a desvalorização doprofissional da educação.
Foram precisos muitos anos para convencer políticos e a opinião pública de que, na verdade, as crianças vão à escola em sua grande maioria, mas aprendem pouco, e começam a abandonar os estudos quando chegam na adolescência. Os problemas principais são a má qualidade das escolas e a repetência, ou seja, a tradição de reter os alunos que não se saem bem nas provas, práticaamplamente disseminada no Brasil (SCHWARTZMANet al., 2005)
As elevadas taxas de evasão que ocorrem quando os jovens chegam à adolescência. Em 2003, aos 16 anos de idade, 16.7% dos brasileiros já se encontravam fora da escola; aos 18 anos, 42%. Assim, muitos passam pela escola sem aprender a ler e escrever, e saem antes de obter a titulação formal que necessitam. A má qualidade da educação nãoafeta a todos da mesma maneira: ela atinge, principalmente, as crianças oriundas de famílias mais pobres, e as escolas não estão preparadas para compensar estas diferenças (SCHWARTZMAN et al., 2005)
Um dos mais graves problemas enfrentados em nosso processo de educação está presente na sala de aula, a desmotivação do professor e do aluno. O que leva os nossos protagonistas do processo educativo a...
tracking img