Aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Antes de apontar os principais fundamentos técnicos do futsal é importante ter o conceito de algumas concepções de técnica para um melhor entendimento. Voser (2002) define técnica como todo o gesto ou movimento realizado pelo atleta que lhe permite dar continuidade e desenvolvimento ao jogo.
A técnica de movimento é outra concepção, Barbanti (1996a), diz que é a estruturaracional de um ato motor para atingir um objetivo determinado.
Existe também a técnica esportiva, onde Barbanti (1996b), fala que são habilidades esportivas executadas racionalmente, com base na biomecânica e seqüência de movimentos de um determinado exercício.
A partir dessas concepções de técnica, podemos citar os principais fundamentos técnicos que são utilizados no futsal.


PRINCIPAISFUNDAMENTOS TÉCNICOS USADOS NO FUTSAL

Passe

É a ação de interligar-se com os integrantes de uma mesma equipe. É considerado o mais importante fundamento a ser executado pelo participante. Este fundamento técnico acontece por muitas vezes em um jogo, mais que qualquer outro fundamento. Nas séries inicias e no ensino fundamental deverá ser dada ênfase a esse gesto. Sem passe, o jogo não acontece.Classificam-se os passes em relação à distância e execução, em relação à distância são eles, passes curtos até 4 metros, médios de 4 a 10 metros e longos acima de 10 metros. Em relação à trajetória pode ser rasteiro, meia-altura, parabólico e alto. Em relação à execução o passe pode ser coma a face interna ou externa do pé, anterior (bico), solado do pé e dorso. Em relação ao espaço de jogopode ser lateral, diagonal e paralelo. Também podem ser classificados quanto à habilidade, sendo eles feitos com a coxa, com o peito, de cabeça, ombro, calcanhar, etc.

Domínio

Consiste no recebimento da bola, muitas vezes entregue por um companheiro de equipe. Esse recebimento deve ser feito com controle, podendo dar continuidade a jogada. Essa ação poderá ser feita com qualquer parte docorpo, exceto claro com aquelas não permitidas pela regra. A esta ação também podemos chamar de abafamento, recepção ou amortecimento. O ensino correto desse gesto é fundamental para que as jogadas tenham continuidade.
Classifica-se o domínio ou recepção em relação à trajetória percorrida pela bola, que pode ser rasteira, meia-altura, parabólica e alta. Em relação à execução nas recepções rasteiras –face interna e externa dos pés, coxas e anterior da coxa. Nas recepções à meia-altura – face interna e externa dos pés, coxas e anterior da coxa. Nas recepções parabólicas – cabeça, peito, coxa, dorso dos pés e solado. Nas recepções altas – cabeça e peito.

Condução

É o movimento de levar a bola próxima aos pés, de maneira que ele esteja sempre ao alcance do condutor, ou seja, sempre ao seucontrole; esta poderá ser feita com velocidades diferenciadas e com auxílio das habilidades. Para desempenhar esse movimento exigem-se inteligências motoras amplas, espacial e temporal.
Segundo Voser, a condução é classificada em relação a sua trajetória e execução. Relação à trajetória classifica-se em retilínea e sinuosa. Relação à execução classifica-se em face interna e face externa dos pése solado.

Chute

É a ação de golpear a bola parada ou em movimento, visando desviá-la ou dar-lhe trajetória, fundamento esse que precede o gol. Este movimento tem certo grau de dificuldade para ser realizado, por isso é importante a intervenção do professor quanto os fatores que o cerca.
O chute pode ser classificado segundo Voser em relação à trajetória sendo rasteiro, meia-altura,parabólico (por cobertura) ou alto. Em relação aos tipos e execução podem ser simples – anterior (bico), dorso do pé (peito do pé) e parte interna. Bate pronto – dorso do pé, parte externa e interna, e anterior e cobertura – ântero-superior.

Drible

Trata-se de uma série de movimentos e ações que culmina na superação do adversário e a seqüência da jogada com a posse de bola. Os dribles são...
tracking img