Aluno agressivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de classe dia 10/09/2012 – Disciplina: Direito aplicado à educação.
Alunas: Claudiana Rosário Pereira e Eunice Ferreira.

Texto: “Aluno agressivo”

O aluno agressivo age e reage comviolência desnecessária e desmedida contra colegas e professores. Ele agride a qualquer pessoa, aleatoriamente. Diferente do bullying que o agressor escolhe uma pessoa que possua qualquercaracterística (física ou não) diferente dele e isto será o motivo pelo qual ele passará a provocar, xingar, humilhar e/ou agredir fisicamente a sua vítima.
Em ambos os casos, a interferência pedagógica seránecessária. No primeiro, deverá utilizar-se de recursos variados e interessantes para tratar da questão da violência, trazendo situações (hipotéticas) corriqueiras na rotina escolar, em que houve desfechoviolento e outros que foram resolvidos coerentemente. Através do teatro de fantoches, da dramatização de livros da literatura infantil que versem sobre o tema, de músicas com mensagens específicas,entre outros recursos, poderá ser desenvolvida na criança agressora, a compreensão de como agir diante de seus medos, insegurança, frustrações e dificuldades em criar laços afetivos com algumaspessoas, mais que isto, ser cruel com outras.
No segundo caso, a escola terá que adotar uma postura de não aceitação de qualquer situação de bullying, deixando isto claro desde o início do ano letivo. Aescola deve promover projetos pedagógicos que levem os alunos a pensar, de forma crítica, sobre o comportamento desumano daquele que pratica o bullying.
Certamente, escolas das redes públicas nãoestão devidamente aparelhadas para coibir comportamentos de agressividade exagerados e bullying. Há casos de escolas que conseguiram minimizar tais problemas adotando medidas drásticas, mas necessárias,tais como: instalação de câmeras em todas as dependências da escola, inclusive nas áreas comuns dos banheiros; instalação de detector de metal na portaria; etc.
Porém não podemos esquecer que a...
tracking img