Aluminio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALUMÍNIO

Metal descoberto em 1825, sua obtenção era inicialmente através de um minério chamado criolita sendo substituído pela bauxita após o descobrimento de minas de grandes proporções,encontradas em abundância na natureza. É um elemento leve, maleável, dúctil, apresenta boa condutibilidade elétrica e térmica, baixa densidade, boa resistência à corrosão devido a camada de óxido quese forma quando em contato com o ar. Além disso, uma das principais características do alumínio é sua alta reciclabilidade. Depois de muitos anos de vida útil, segura e eficiente, o alumínio pode serreaproveitado, com recuperação de parte significativa do investimento e economia de energia, como já acontece largamente no caso da lata de alumínio. Além disso, o meio ambiente é beneficiado pelaredução de resíduos e economia de matérias-primas propiciadas pela reciclagem.
Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, sendo utilizado na fabricação de elementosestruturais de aviões, barcos, automóveis, embalagens, portas, divisórias, utensílios de cozinha, ferramentas, entre outros. Também substitui o cobre nas linhas de transmissões de energia elétrica, quando hánecessidade de condutores de pouco peso e maior tenacidade.
Como desvantagem em relação a extração do alumínio podemos citar o seu alto custo de obtenção a partir da matéria prima bruta. Aconversão da bauxita, o minério de alumínio, em alumínio primário é o processo industrial que mais consome energia no mundo, e os produtores de alumínio utilizam mais eletricidade do que qualquer outraindústria. A indústria do alumínio é um importante contribuinte para o aquecimento global.
O elemento químico Alumínio é representado pelo símbolo Al, estado da matéria sólido, possui númeroatômico 13, massa atômica 26,98154 g/mol, Estado de oxidação 3, Ponto de fusão 660,45 ºC, Ponto de ebulição 2520 ºC, Densidade 2,7 g.cm-3, Potencial de ionização 5,98 eV, Potencial elétrico 1,66 V,...
tracking img