Altura metacentrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Altura Metacentrica.
A altura metacêntrica e um dado importante para definir o equilíbrio de um corpo flutuante.
Para explicamos a altura metacêntrica de uma embarcação (GM) devemos antesmencionar alguns pontos importantes:
Centro de gravidade de um navio (G)
Conforme sua definição em mecânica, o centro de gravidade é o ponto de
aplicação da resultante de todos os pesos de bordo

G.

Centro de carena, de empuxo ou de volume (B)
É o centro de gravidade do volume da água deslocada e é o ponto de aplicação da força chamada empuxo . É contido no plano diametral, se o navioestiver aprumado na direção longitudinal, sua posição depende da forma da carena, não estando muito afastada da seção ameia-nau nos navios de forma usual.

Por exemplo:
Quando colocamos uma chapade metal em sua forma bruta na água a mesma vai afundar, mas se moldamos esta chapa na forma de um casco a mesma vai permanescer flutuando e vai desloca um volume de água igual ao seu próprio pesodevido a forca da pressão da água, ou seja, devido ao empuxo.

B

Com o navio em posição normal, o centro de carena fica estacionário exatamente abaixo do centro de gravidade. A força deflutuação (empuxo) e igual e oposta a força que atual no centro gravitacional. Quando uma força externa atua na embarcação a forma submersa do casco se altera, alterando a posição do centro de carenamantendo o centro de gravidade do navio, já que o peso do navio não foi alterado, fazendo com que navio volte a posição normal devido as forças paralelas.
Metacentro transversal (M)
Com o navioinclinado prolongando verticalmente a linha de ação do empuxo ela intercepta a linha de empuxo quando o navio estava aprumado, num ponto M Este ponto imaginário é denominado Metacentro transversal.

B
GM
K

Finalmente podemos concluir que a altura metacêntrica GM é a distância entre o centro de gravidade G do navio e o Metacentro M, que pode ser calculada pela formula

GM = KM –...
tracking img