Altitude nas partidas de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir ira tratar sobre quais são as reações do corpo humano em efeito da altitude, seus efeitos em quem pratica esportes físicos como o futebol e acontecimentos ocorridosem partidas oficiais pelas competições, Libertadores da America e Copa America.

DESENVOLVIMENTO

O efeito da altitude já provocou muitas contestações em vários esportes, países como Bolívia,Equador e Peru, dificultam e muito a pratica do futebol, as coisas ficam bem mais difíceis para jogadores que vivem em lugares onde este problema não existe como, por exemplo, os atletas: Brasileiros,Argentinos, Paraguaios, Uruguaios, Chilenos entre outros. A falta de ar que é devido à busca de O2, o organismo aumenta o ritmo que buscamos ao ar, eliminando assim mais gás carbônico do que o comum.Isso pode provocar desidratação, tonturas e desmaios a bola correndo muito mais rápida que o normal, O Tempo de reação diminui: Como o organismo está gastando mais energia para se adaptar à altitude, aenergia é direcionada para órgãos vitais. Falta energia para os reflexos. Os goleiros sofrem com isso, a velocidade da bola, dores de cabeça, irritações pelo corpo são os principais desconfortos queum atleta pode sentir em uma altitude.
Um dos fatos ocorridos há pouco tempo foi Na Taça Libertadores da América, em 2007, viu-se na partida Real Potosí, da Bolívia, e Flamengo, o absurdo daprática de futebol na cidade de Potosí, onde o estádio do clube boliviano localiza-se a 4.100m de altitude. O clube brasileiro posicionou balões de oxigênio nas laterais do campo, que foram intensamenteutilizados por seus jogadores durante toda a partida. O meia-atacante Renato Augusto (foto, Anexo I), saiu da partida quase com hipotermia, devido ao frio extremo. Talvez uma das derrotas mais marcantesdos últimos anos aconteceu por causa da altitude também, o jogo realizado em La Paz a 3.600 metros do nível do mar a seleção argentina perdeu de seis a um para a seleção boliviana (foto, Anexo II)....
tracking img