Alternativas para a mobilidade urbana em manaus: a carona solidária e transporte cicloviário - eixo viário da avenida das torres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERNATIVAS PARA A MOBILIDADE URBANA EM MANAUS: A CARONA SOLIDÁRIA E TRANSPORTE CICLOVIÁRIO - EIXO VIÁRIO DA AVENIDA DAS TORRES

Edem Lima Campos1


Resumo: Este artigo aborda duas alternativas para a diminuição da frota de veículos automotores em Manaus, tornando as vias publicas da metrópole menos congestionada. É factível que a cidade precisa urgentemente de alternativas viáveis paramelhorar, de forma significativa, sua mobilidade urbana. Esses dois modelos de mobilidade remetem também a questão da sustentabilidade ocasionando a diminuição dos poluentes emitidos pelos modais, que a cada ano só aumenta sua frota na metrópole do Amazonas, sem contar que é necessário o estabelecimento de infraestruturas para atendimento dos referidos modelos. O lazer a prática de esporte e arelações sociais são ganhos adicionais adquiridos no percurso realizado.


Palavras-chaves: mobilidade urbana; ciclovias; carona solidária e meio ambiente.


1. Introdução
A configuração do sistema de transporte brasileiro tem se desenvolvido no sentido de estímulo ao uso do transporte individual. As ações dos planejadores de transportes, mesmo em localidades onde é elevado ou potencial ouso de outras modalidades, visam, geralmente, propor medidas que facilitem os deslocamentos realizados através do automóvel. Esse cenário contribui para a geração de graves problemas adversos no trânsito e no sistema de transporte. A cidade de Manaus de forma semelhante às grandes capitais brasileiras também vem sofrendo impactos negativos com o uso mais intensivo do transporte motorizadoindividual.
Com 1.802.525  habitantes e 483.260 veículos registrados, segundo os números de dezembro de 2011 do Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN/AM), Manaus já tem um carro para 3,7 habitantes. Isso significa que a frota é suficiente para transportar todas as pessoas da cidade e ainda sobra lugar, levando em conta que em cada veículo cabem, em média, quatro passageiros.
Segundo Kuwahara 2009,o crescimento da frota de veículos na cidade de Manaus nos últimos 10 anos foi de 123%. Por outro lado no mesmo período a malha viária cresceu apenas 46%. O poder público está construindo viadutos e interligando as zonas da cidade, caso da Avenida das Torres que liga as zonas norte sul e leste, para promover a fluidez nas principais avenidas da cidade. As vias públicas não chegam a contemplar deforma adequada as especificidades dos que dependem do transporte publico insuficiente e sucateado. Inexistem ciclovias nas vias de ligação entre as zonas da cidade de Manaus dificultando a mobilidade urbana dentro do espaço manauara.
As estratégias que estão sendo adotadas pelo poder publico, visando estruturar um sistema viário equilibrado, em geral esbarram na subutilização do transportecoletivo e das vias públicas.

Pesquisa realizada por Landmann (1994), através das respostas de um questionário enviado aos órgãos de transporte de várias capitais brasileiras, revelou que os técnicos que atuam na área de tráfego e transporte têm pouca intimidade com medidas de restrição de tráfego e que existe uma prática bastante tímida e um certo distanciamento para com os objetivos gerais darestrição ao automóvel e às suas potencialidades (POYARES; PORTUGAL, 2002).

O presente artigo vem propor formas para facilitar o deslocamento de parte da população manauara, a cidade de Manaus de forma semelhante às grandes capitais brasileiras também vêm sofrendo impactos negativos com o uso mais intensivo do transporte motorizado individual, a carona solidária, um serviço que tem como finalidade,promover caronas entre a população, nesse caso específicos os que residem nas imediações próximas a Avenida das Torres. Esse tipo de serviço, já funciona em outros centros urbanos do país como São Paulo e Rio de Janeiro, os pilares do Carona Solidária são retornados para a própria população que faz uso do serviço em duas grandes vertentes. Ecológico: Por meio da utilização do serviço é possível...
tracking img