Alteridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DA ALTERIDADE

Alteridade – Latim: alter – outro + dade, significa estado ou qualidade do que é o outro, distinto, diferente.

A palavra alteridade possui o prefixo latino alter, quesignifica outro, colocar-se no lugar do outro na relação interpessoal, com valorização, consideração, identificação, e diálogo com o outro.
O que é ter Alteridade?

É ser capaz de apreender o outrona plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existir nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. A nossa tendência é colonizaroutro, ou partir do princípio de eu sei e ensino para ele. Ele não sabe. Eu sei melhor e sei mais do que ele.

A prática da Alteridade:

A prática da alteridade se conecta tanto entre indivíduos,quanto entre grupos, bem ainda entre indivíduo e a natureza.

A prática alteritária leva em conta sempre os fenômenos de complementariedade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir, deagir, sem a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição do outro com o qual nos relacionamos.

O que pretende a prática da Alteridade?

A prática da alteridade pretende conduzir dadiferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos, na medida em que propõe estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifica, entenda eaprenda com o contrário.

A Ética da Alteridade

A perda da alteridade, da visão do outro e da natureza como outro, fez com que o homem tenha ampliado o desequilíbrio ecológico, a violência, aintolerância, o ódio, o separatismo.

A Ética da Alteridade seria, então, a capacidade de conviver com o diferente, indivíduo, grupo ou natureza, com um olhar inteiro voltado justamente para oreconhecimento e acolhimento das diferenças. Significa reconhecer o outro em si mesmo, com os mesmo direitos, com os mesmos deveres e responsabilidades.

Alteridade nas empresa, por quê?

Porque as empresas...
tracking img