Alteridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] Instituto de Educação Superior de Brasília

ATIVIDADE 2
DISCIPLINA: ÉTICA
CURSO: Design de Interiores
PROFESSORA: Ana Cristina Amaral
Alunas: Alenka Pagung de Almeida Oleskovicz
Ângela M. Colodete Cáus Sícoli
Helaine D O Carneiro
Maria Idalma Soares Bergo
Rosilene M.M. Martins
Alzira Fortes

Banco de perguntas:

1- Comovocê vê a questão ética atualmente?
2- O que você entende por principio da alteridade?
3- O que você entende sobre responsabilidade social?
4- Qual a relação que podemos estabelecer entre alteridade, cidadania e ética?
5- Responsabilidade social é uma prática, um conceito apenas ou a soma dos dois?
6- O que realmente significa a alteridade para você?
7- O que é responsabilidade social?
8- Oprincípio da alteridade está relacionado à responsabilidade social? Explique.
9- Baseado no princípio da alteridade, qual seria a responsabilidade social do indivíduo?

Perguntas formuladas pelo grupo composto pelos alunos: Deborah, Ariana, Helaine, Thais, Sandra e Túlio:
A existência do “eu-individual” só é permitida mediante um contato com o outro. Se eu apenas existo a partir do outro, qualseria a melhor forma de colocar-me no lugar dele? Trocando de lugar com ele. Conhecendo sua realidade, seus valores. Aceitando suas diferenças, mesmo discordando delas, convivendo e se relacionando com sua riqueza interior, sem idéias pré-concebidas, rótulos, etiquetas ou estigmas, reconhecendo o outro em nós. A forma de exercitarmos a alteridade é: conhecermos a diferença, compreendermos adiferença e aprendermos com a diferença.

Se a alteridade pressupõe um indivíduo socialmente interativo, não é correto dizer que a mesma transcende os limites do “eu-individual” ao expor o mesmo? Sim. Para manter um relação interpessoal é imprescindível, essencial que a pessoa se expresse, exponha suas idéias e que seja aceito sem preconceitos, sem intolerância.
3- O que você entende sobreresponsabilidade social?
Responsabilidade social consiste no somatório de atitudes voluntárias vinculadas aos princípios éticos e praticadas por agentes sociais – cidadãos, organizações públicas (governo) e privadas (empresas com ou sem fins lucrativos), voltadas para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo. Portanto, a responsabilidade social não se restringe aatuação de um determinado segmento da sociedade, ela está presente em todos os segmentos, desde o simples cidadão até o governo ou uma empresa.

Um exemplo que pode ser considerado como um marco no âmbito da responsabilidade social é o movimento da responsabilidade social empresarial que vem sendo realizado no Brasil nos últimos anos. Esse movimento é representado em boa parte pela atuação doInstituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, fundado por Oded Grajew, que se constitui em uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tendo como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa esustentável.

O Instituto Ethos criou e adaptou para a realidade brasileira uma série de instrumentos que ajudam as empresas a trilharem o caminho da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, no âmbito econômico, social e ambiental. As enormes carências e desigualdades existentes no país, aliadas às deficiências crônicas do Estado no atendimento das demandas sociais, conferem maiorrelevância à responsabilidade social empresarial. Para o Instituto Ethos, “a Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para...
tracking img