Alteridade

Alteridade também conhecida como outridade é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos ecientistas sociais afirmam a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.
Segundo a enciclopédia Larousse (1998), alteridade é um “Estado, qualidade daquilo que éoutro, distinto (antônimo de Identidade). Conceito da filosofia e psicologia: relação de oposição entre o sujeito pensante (o eu) e o objeto pensado (o não eu).” É ser capaz de apreender o outro naplenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem.
Quando é possível verificar aalteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorizaçãodas diferenças existentes.
Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nichoecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com a sobreposição, assimilação ou destruição destas. “Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrerjuntos como idiotas”(Martin Luther King).A prática da alteridade conduz da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos revestidos de cidadania. Pela relação alteritária épossível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifique, entenda e aprenda a aprender com o contrário.
Não temos mérito nenhum emtratar bem a que nos trata bem também, mas sim em tratar bem a quem nos trata mal. Pela relação de alteridade é possível tratarmos bem a todos, independentemente de como nos tratam. O crescimento é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). Alteridade e relativismo cultural. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alteridade-e-Relativismo-Cultural/39036586.html

MLA

"Alteridade e relativismo cultural" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alteridade-e-Relativismo-Cultural/39036586.html>.

MLA 7

"Alteridade e relativismo cultural." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alteridade-e-Relativismo-Cultural/39036586.html>.

CHICAGO

"Alteridade e relativismo cultural." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Alteridade-e-Relativismo-Cultural/39036586.html.