Alteridade e outridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alteridade e Outridade
Alteridade e Outridade têm por objetivo enxergar e sentir o outro apesar das diferenças, tanto físicas, sociais e econômicas existentes entre cada indivíduo. Sendo quealteridade é enxergar o outro, vendo sua essência, o enxergando além das diferenças existentes entre cada indivíduo e saber lidar com tais diferenças, de forma que faça com que o indivíduo não sesinta deslocado ou fora do meio em que está inserido. Já outridade é conseguir colocar-se no lugar do outro, agindo com empatia em relação aos mesmos, desta forma o indivíduo sente necessidade deajudar o outro, buscando caminhos que propiciem melhorias para seus problemas ou emoções.
Tais atitudes são fundamentais para que se possa construir uma sociedade onde todos se sintam iguais eque haja mais solidariedade, cidadania e humanismo entre os indivíduos, tornando assim, as relações interpessoais mais significativas e empáticas.
Em relação à inclusão de crianças comnecessidades educacionais, é importante que haja não somente o acolhimento dessas crianças, mas também que haja uma relação afetiva entre professor e aluno para que com isso possa desenvolver melhor oaprendizado e as potencialidades da criança. Muitas escolas da rede pública e particular têm procurado se adaptar para poderem suprir as necessidades das crianças que necessitem de atendimentosespeciais. Porém ainda é necessário que haja melhorias na capacitação de profissionais, nos recursos educacionais e nos projetos educativos que são propostos para essas crianças.
O grande desafioproposto para os profissionais que atuam na área de educação inclusiva é fazer com que os mesmos consigam se adaptar as necessidades que cada criança possui, fazendo com que as mesmas venham a sedesenvolverem de forma satisfatória. Construindo assim, um novo processo de ensino e aprendizagem, que visa aprimorar seu desenvolvimento apesar das diferenças apresentadas por cada criança.
tracking img