Alteridade. etnocentrismo. etnografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etnocentrismo: O etnocentrismo é um conceito antropológico complexo, segundo o qual o julgamento ou visão de um grupo ou pessoa é baseado em valores e padrões seguidos pelo grupo social de origemdesses indivíduos que realizam o julgamento.
No texto:
“Na sua maioria, e quer se tratasse de um administrador ou de um comerciante, estavam como seria de esperar, marcados por preconceitos e opiniõesprecipitadas, habituais do homem prático comum mais tão repugnantes para uma mente que lutava por uma perspectiva objetiva e cientifica dos fatos.”
(III- 4° Parágrafo)

Alteridade: Alteridade(ou outridade) é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende de outros indivíduos. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, aexistência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro (que em uma visão expandida se torna o Outro - a própria sociedade diferente do indivíduo).
No texto:

“De fato, foi apenasquando me encontrei sozinho na região que a minha primeira obra de pesquisa etnográfica na Costa Sul começou a avançar; descobri então, à minha custa, onde residia o segredo do verdadeiro trabalho decampo. Qual é, afinal esta magia do Etnógrafo, pela qual ele é capaz de evocar o verdadeiro espírito dos nativos, a verdadeira imagem da vida tribal.”
(III- 5° Parágrafo)

Etnografia: É como sechama os registros de um povo, de uma sociedade, ou o registro da genealogia de uma raça que habita um determinada região.
Etno = Raça
Grafia = Escrita, descrição
No texto:

“ O mais importante émantermo-nos afastados da companhia de outros homens brancos e num contato o mais estreito possível com os nativos, o qeu só pode ser realmente conseguido acompanhado nas suas próprias povoações.(...) É através deste relacionamento natural, aprende-se a conhece- lós e a familiarizar-se com os seus costumes e crenças de forma muito mais conveniente do que quando se recorre a um informador pago...
tracking img