Alteracoes na lei 11539 e 11941

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANNTA CATARINA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA CLÁUDIA HORÁCIO SILVA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE QUAL A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FASC PARA VERIFICAR O PERFIL DELES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NA CONTABILIDADE.

RECIFE, 2012

ANA CLÁUDIA HORÁCIO DA SILVA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE QUAL A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIASCONTÁBEIS DA FASC PARA VERIFICAR O PERFIL DELES E O NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NA CONTABILIDADE.

Monografia apresentada à Faculdade Santa Catarina, como requisito para conclusão do Curso de Graduação em Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade Santa Catarina – FASC, pela aluna Ana Cláudia Horácio da Silva, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em CiênciasContábeis.

Orientador: Professor Ivson Luís dos Santos

RECIFE, 2012
1. INTRODUÇÃO


Esta pesquisa tem por finalidade apresentar qual é a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da FASC, em relação às alterações da LEI 11.638/07 e 11.641/09 E quais são suas alterações , que impactos causou entre os referidos alunos, entre as instituições de ensino, entre os professores e entrea sociedade, e como deve se proceder a partir daí. Partindo do pressuposto de que os alunos de contabilidade devem estar atentos a essas alterações e de seus procedimentos. É de fundamental importância que as instituições de ensino e o corpo docente que as compõem, estejam consciente da suma responsabilidade que precisam saber para acrescer as referidas alterações no conteúdo dos seus cursos .O Brasil atendendo a exigências internacionais, teve que se aprimorar, digamos assim, para aderir as novas tendências mundial. Para muitos profissionais da área contábil, este novo padrão ainda se torna muito desconhecido, precisando assim de um maior esclarecimento a respeito, para que possa alcançar todos os objetivos dentro da contabilidade.
Diante da globalização que nos cerca e asinfluências estrangeiras, houve então, uma necessidade de alterar de forma clara e padronizada, a contabilidade. Para isso, tiveram que fazer alterações na LEI 6.404/76, para a LEI 11.638/07 e para a LEI 11.941/09 respectivamente que veio atualizar a contabilidade das Sociedades por Ações, porém deixando alguns pré-requisitos sem serem preenchidos, impedindo assim por sua vez que o Brasil seencaixasse as normas emitidas pelo IASB (Internacional Standards Boards), Normas Internacionais de Contabilidade, pelos CPC e pelos órgãos reguladores brasileiros, principalmente pela CMV e pelo CFC.
Criada com o objetivo de atender as novas normas em relação ao ativo imobilizado, para que se adequassem as demonstrações contábeis. Após a lei já ter sido editada, surgiram ainda dois pontos: 1- oprojeto de lei havia demorado tantos anos para ser aprovado que ao sair já estava defasado, se fazendo necessário uma serie de novas modificações na lei das S/A, pois as normas nos outros países já haviam avançado. 2- foi a formalização, do ponto de vista tributário e não societário, da desvinculação entre o fisco e a contabilidade, dando origem assim ao Regime Transitório de tributação (RTT). Apartir daí, de fato tornou-se possível praticar contabilidade no Brasil.

1.1. PROBLEMÁTICA

As Normas Internacionais de contabilidade estão sendo baseadas mais em princípios do que em regras, são de grande valia, mais não significa dizer que é a solução do problema. O uso desses princípios, ao invés de regras, obriga de certo modo o profissional da área a se preparar mais, atrabalhar com mais qualidade e clareza. Ela também esta baseada na prevalência da essência sobre a forma, significando dessa forma, que antes de qualquer procedimento, ou decisão este profissional deve ter domínio sobre o que vai proceder.
Diante da grande falta de informação e preparação, de muitos profissionais podem ocorrer grandes erros contábeis, para isso se faz necessário que instituições...
tracking img