Alterações posturais de escolares na faixa etária de 7 a 14 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alterações Posturais de Escolares na faixa etária de

7 a 14 anos

José Nazareno Abraçado Henriques *

Resumo

O exercício da docência em Educação Física apontou para a necessidade da realização de um diagnóstico que identificasse a causa de recorrentes deformações posturais manifestadas por estudantes do Ensino Básico. Esta pesquisa teve por objetivo diagnosticar a extensão doproblema e a causa do mesmo. Assume como orientação teórica Adams (1985); Cárdia (1998); Grandjean – Hunting (1977); Knoplich (1989); Morin (2000); Mangueira (2004). Orientou-se pela metodologia quantitativa e qualitativa utilizando-se de gráficos, tabelas, figuras e fotografias. O trabalho aponta para a necessidade da Escola rever não apenas sua prática de Educação Física, mas sua própria visão dehomem.

Palavras-chaves: Alterações posturais; Educação Física; Ergonomia; Reeducação; Escolares.

Introdução

Este artigo constitui-se em uma parte, reescrita da Dissertação de Mestrado intitulada “Alterações Posturais em alunos de Educação Física de 7 a 14 anos de uma Escola Pública do Município de Castanhal, Estado do Pará, defendida na Universidade Autônoma de Assunção – Paraguai.Teve como foco de trabalho as alterações posturais mais recorrentes entre alunos do Ensino Fundamental, matriculados na escola alvo. A investigação desenvolveu-se dentro da proposta quantitativa e qualitativa tendo como informantes e participantes discentes, docentes, administrativos e outros funcionários, desenvolvida no período de 2005 a 2007.

Os resultados apontam para anecessidade de uma reformulação tanto no documento da grade curricular quanto na postura dos profissionais da área da Educação.

Tecendo Cenários

Conhecer melhor os problemas posturais mais comuns em crianças e adolescentes, considerando uma visão de homem e de educação que proporcione melhor consciência no uso do seu corpo no cotidiano, precisa tornar-se uma prioridade do Ensino Básico, tendoem vista o bem-estar do aluno, a melhoria em sua aprendizagem e na sua qualidade de vida.

A minha experiência de 26 anos como professor de Educação Física, atuando no Ensino Médio e Ensino Superior, leva-me a perceber a grande incidência de problemas na estrutura física de estudantes que, na minha compreensão, poderiam ser evitados ou minimizados com uma Educação Física consolidada nosfundamentos da educação postural. Esta constatação despertou-me para o interesse de estudar as causas da má postura e as conseqüências destas adquiridas pelos educandos, no decorrer do ensino fundamental, nas aulas de formação pedagógica, de Educação Física e do ensinamento das Modalidades Desportivas. Na Educação Física do Ensino Fundamental constatei que não existe um respeito à individualidadebiológica, como também não são oferecidos aos alunos, nas aulas de Educação Física, opções de atividades de acordo com as suas preferências. Esta constatação nos levou a buscar uma plataforma de trabalho dentro da Educação Física que venha proporcionar aos educandos uma educação e uma reeducação postural, como componente de prevenção e correção da postura, que visa conduzir os seres humanos a umbem-estar no seu cotidiano e a uma vida mais saudável.

Adotamos a compreensão de que, desde que nascemos, necessitamos de uma atenção constante com a postura. O que acontece, no entanto, é que, devido a uma história de vida e de hábitos inadequados, só quando há ocorrência de alguma disjunção nos segmentos corporais no cotidiano, é que são procurados os profissionais, não mais paraprevenir, e sim para “corrigir” problemas que não raras vezes trazem seqüelas para a vida inteira. Grande parte da responsabilidade pelos problemas posturais está na escola, lugar em que crianças e adolescentes passam um tempo regular relevante durante anos e onde há uma ausência quanto à conscientização da necessidade de uma Educação Postural. Entendemos que esta educação, se devidamente oferecida nos...
tracking img