Alterações de memória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

O termo memória compreende um conjunto de atividades que interagem processos biofisiológicos, assim como psicológicos, as quais não se podem produzir atualmente senão porque certos acontecimentos anteriores próximos ou distantes no tempo, modificaram, de maneira persistente o estado do organismo.
Neste trabalho vamos dissertar sobre algumas alterações de memória comohipermnésia, amnésia e paramnésia.

2 - MEMÓRIA

A Memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro, seja externamente, em dispositivos artificiais .
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novasidéias, ajudando a tomar decisões diárias.

2.1 - TIPOS DE MEMÓRIA

● 2.1.1 - Memória Declarativa: É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em:
● 2.1.1.1 - Memória Imediata: É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamenteesquecidos, não deixando "traços".
● 2.1.1.2 - Memória de Curto Prazo: É a memória com duração de alguns segundos ou minutos. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos.
● 2.1.1.3 - Memória deLongo Prazo: É a memória com duração de dias, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém quando se reencontra essa pessoa alguns dias depois.
● 2.1.2 - Memória de Procedimentos: É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.

3 - HIPERMNÉSIAA Hipermnésia é o fenômeno caracterizado pelo o aumento da capacidade de se recordar fatos do passado recente ou remoto, mas não existe aumento da memória, quando induzidas pelo hipnólogo essas lembranças são evocadas com muito mais vivacidade e exatidão, aflorando detalhes que normalmente não temos acesso, contribuindo assim para um tratamento assertivo da questão trazida pela pessoa, suaeliminação ou o entendimento daquela questão que traziam incômodos.
A hipermnésia é muito confundida com a terapia de regressão, por exemplo, se um indivíduo relatar fatos vividos aos seis meses de vida ou quando estava no útero materno isso é hiperminésia, pois ainda não sabia falar nessa época da vida, mas caso venha ocorrer a regressão então ao contrário, não haverá a fala mas expressões corporaiscaracterísticas e outros sons, como o choro.
Pode ocorrer o fenômeno de hipermnésia em alguns estados orgânicos, como é o caso das afecções febris toxi-infecciosas. Nesses casos podem aparecer lembranças da juventude ou da infância ou de fatos que a pessoa nem sequer tinha mais consciência de sua existência.
Um fenômeno curioso é a hipermnésia que pode ocorrer em estados que precedem a morteou quando a pessoa se defronta com situações extremamente ameaçadoras à sobrevivência, na literatura psiquiátrica há algumas referências de casos onde a pessoa se recorda, em poucos instantes, de todos os acontecimentos da vida com absoluta clareza

4 - AMNÉSIA

A Amnésia é a perda de memória, parcial ou completa. É, geralmente, temporária e pode ser devida a:
● Sintomas de diversas doençasneurodegenerativas ,
● Resultado de danos a partes do cérebro vitais para o armazenamento da memória.
Existem causas orgânicas e psicológicas para a amnésia. Algumas causas orgânicas incluem:
● Infecções que atingem o tecido cerebral, como encefalites por herpes simples,
● Traumas físicos, tais como ferimentos ou pancadas na cabeça,
● Derrame cerebral, insuficiência vascular,
● Alcoolismo...
tracking img