altelosclerose

1876 palavras 8 páginas
Aterosclerose A aterosclerose é uma doença na qual depósitos de gordura (ateromas) se acumulam no interior dos vasos sanguíneos formando placas espessas. Cada zona de espessamento (placa aterosclerótica ou ateroma) enche-se de uma substância mole, formada por diversas substâncias gordas, principalmente colesterol, e diversos tipos de células. Existem várias causas para a aterosclerose como a hipertensão arterial, o colesterol, a diabetes, a obesidade,o tabagismo e o sedentarismo. Os ateromas podem localizar-se em qualquer artéria de tamanho grande e médio, mas geralmente formam-se onde as artérias se ramificam. Com o tempo, a placa endurece e estreita as artérias, podendo chegar a obstrução total do vaso.
- Caso sejam as coronárias (artérias do coração), se produzirá a dor cardíaca durante o esforço - angina de peito - na evolução crônica ou o enfarte na evolução aguda.
- Caso sejam as carótidas (artérias do pescoço) se produzirão perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios na evolução crônica ou o derrame (acidente vascular encefálico) na evolução aguda.
- Caso sejam as artérias ilíacas e femorais (artérias de membros inferiores) se produzirão claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar), queda de pêlos, atrofias da pele, unhas e musculares, e até mesmo impotência coeundi (dificuldade de ereção peniana) nos casos crônicos e gangrena nos casos agudos.

A aterosclerose é uma doença lenta e progressiva e pode iniciar-se ainda durante a infância. A aterosclerose normalmente não apresenta sintomas até aos 50/70 anos, embora possa atingir adultos jovens (30/40 anos), principalmente se forem fumadores intensivos. Um estudo realizado em 2001 demonstrou que 51,9 % apresentavam aterosclerose, 85% das pessoas com mais de 50 anos sofriam de aterosclerose, e o mais surpreendente é que 17% dos adolescentes apresentavam os primeiros sinais de aterosclerose. Cardiopatia isquêmica é um termo utilizado para descrever as doenças

Relacionados