Alta disponibilidade com hypervisor xen 3.4.3 no debian lenny amd64.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alta Disponibilidade com Hypervisor Xen 3.4.3 no Debian Lenny amd64.





Introdução.
Este artigo irá abordar como deixar um ambiente de virtualização Xen sempre disponível, será utilizado softwares que permite fazer RAID pela rede – DRBD e outro que será responsável por monitorar servidores – Heartbeat.

Motivação.
Na empresa onde trabalho não possuímos storage (por enquanto, e osinvestimentos neste ano já foram utilizados), então comecei a pesquisar soluções de alta disponibilidade para virtualização em ambiente que não possui storage, porém não encontrei nenhuma, ambas soluções até pagas, todas utilizam o storage para manter as VM's. Então foi ai que optei pelo XenSource pois com ele é possível fazer a integração de outras ferramentas de alta disponibilidade e ter oambiente rodando totalmente personalizado atendendo as necessidades da empresa.

Histórico.
Ao utilizar virtualização conseguimos dimensionar melhor os recursos dos servidores, gerando economia de investimento de máquinas e energia, porém tornamos a deixar o ambiente vulnerável a falhas de hardware, pois se uma máquina física der problemas as máquinas virtualizadas (domUs) que estão rodando noservidor irão ficar indisponíveis. É aí que entra a alta disponibilidade.

Nosso ambiente serão utilizadas 2 máquinas com tamanho de discos iguais, o DRBD exige pelo menos que a partição a ser replicada seja de tamanhos iguais.

Não iremos abordar a instalação do Sistema Operacional Debian Lenny amd64, apenas iremos informar que em ambos os servidores iremos ter uma partição no tamanho de 1 TBque não terá ponto de montagem, esta partição irá conter os dados a serem replicados pelo DRBD.

1 - Instalando Pacotes necessários para o Xen.

Primeiro passo é instalar todas dependências necessárias para o Xen. Execute o comando abaixo no terminal:

# apt-get install iproute bridge-utils python-twisted gcc binutils make zlib1g-dev python-dev transfig bzip2 libcurl4-openssl-devlibncurses5-dev x-dev libsdl1.2-dev bin86 bcc python-pam patch latex-make qemu qemu-launcher qemuctl graphviz graphviz-dev lvm2 libvncserver-dev libjpeg62-dev libjpeg62 gettext python-xml gawk tetex-extra tetex-base openssl libssl-dev mercurial libc6-dev libpci-dev libgcrypt11-dev texi2html texinfo libc6-dev-i386 build-essential



1.2 - Baixando e Instalando o Xen:

Faça o download do código fonteda versão Xen para o diretório /opt de seu Debian:

# wget http://bits.xensource.com/oss-xen/release/3.4.3/xen-3.4.3.tar.gz

Concluindo o processo de download do Xen 3.4.3 descompacte o arquivo xen-3.4.3.tar.gz. Em seguida, o comando para compilar irá baixar tudo que o kernel irá necessitar. Este processo poderá demora um pouco, pois também dependerá da velocidade de sua Internet. Durante ocomando make world irá aparecer umas opções perguntando se deseja habilitar algumas funções, habilite-as com Y, e quando não tiver disponível a opção de habilitar, deixe padrão.

# tar zxvf xen-3.4.3.tar.gz
# cd /op/xen-3.4.3
# make world
# make install

Finalizado a compilação do Xen, gere os mapas dos módulos para o kernel do Xen:

# depmod 2.6.18.8-xen


Crie o initrd para o kerneldo Xen:

# mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.18.8-xen 2.6.18.8-xen

1.3 - Adicionando as entradas do kernel no Xen no GRUB
# update-grub

1.4 - Configurando Memória disponível para dom0

Edite o arquivo /boot/grub/menu.list deixando um valor reservador de memória RAM para a dom0. Este valor costuma ser baixo em torno de 1024 MB, pois em grande parte das vezes a dom0 só irá servir oXen, mas neste caso iremos deixar 3048 MB por causa do Drbd e o Heartbeat. Deixe o menu.list desta forma abaixo:


title Xen 3.4.3 / Debian GNU/Linux, kernel 2.6.18.8-xen
root (hd0,0)
kernel /xen-3.4.3.gz dom0_mem=3072M
module /vmlinuz-2.6.18.8-xen root=/dev/sda3 ro console=tty0
module /initrd.img-2.6.18.8-xen

title Debian...
tracking img