Alpargatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVA SANTA RITA DE CÁSSIA

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

ALPARGATAS
UMA HISTORIA DE SUCESSO

ARIANE CARDOSO- RA
LUCAS ALMEIDA- RA
SIDNEI ANTUNES- RA
THAIS BRITTO- RA
VANESSA BITAR- RA
WALKIRIA ANDRADE- RA

SÃO PAULO
2012
Introdução

A adaptação de produtos é uma condição necessária para o sucesso nos mercados externos. Omarketing começa com a correta identificação dos desejos e das necessidades do consumidor, através de pesquisa de mercado. A empresa insiste em estudar perfil dos consumidores americanos e europeus para poder criar seus produtos, e por fim procurar a adaptá-las a outros mercados e outras realidades.
Segundo Naisbitt “As preferências dos consumidores tem convergido através das fronteiras em todo omundo. Os canais de televisão global exibem, cada vez mais, produtos e opções sofisticadas. Quanto mais opções, maior a discriminação na escolha e maior o apetite para opções adicionais. Quanto mais integramos mais diferenciamos.”.
O que realmente fica claro nessa questão de padronização x adaptação é que a decisão por uma ou outra, alternativa, deverá ser feita à luz de uma profunda análise demercado e do estudo da lucratividade de ambas as abordagens.

Apresentação
As sandálias Havaianas foram lançadas em 14 de junho de 1962. Pioneira da introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil, a marca teve patente de seu modelo industrial registrada em 1964, sob o título: Novo modelo de palmilha com forquilha. Trava-se de umproduto commodity, básico, de baixo custo e consumido principalmente pelas camadas economicamente menos favorecidas da população brasileira. Hoje, a marca, no entanto é considerada sinônimo de categoria, e calçada por brasileiros de todas as classes sociais.

* Natureza do produto
Um calçado de borracha com preço acessível às classes C e D, as sandálias de dedo havaianas, foram inspiradas noschinelos Japoneses conhecidos como Zori. Composta por fino solado de palha e tiras de tecido, para adaptação do modelo japonês ao mercado brasileiro, a São Paulo Alpargatas utilizou como matéria-prima borracha.

* Desenvolvimento de mercado
Simples, mas inovadora para sua época, a sandália que tinha o solado da cor das tiras e palmilha branca. Durante 32 anos o modelo reinou sozinho noportfólio da marca que foi adotado rapidamente pela classe C e D, chegando a atingir a marca de mais de 1000 pares de sandália por dia, as sandálias Havaianas chegaram a ser considerada como item de cesta básica em alguns Estados Brasileiros, isso graças à proposta “Produto bom e barato” que garantiu o mercado até 1993.

* Adaptação da marca
Em 1994 as Havaianas passam por uma grande transformação,a empresa começa a introduzir as sandálias no mercado internacional, porém percebe que o modelo que reinava absoluta aqui no Brasil precisaria ser reformulado para atingir o mesmo nível de sucesso com o mercado internacional. Nesta fase de adaptação a marca estabeleceu uma nova relação com o consumidor, diversos esforços da marca para criar um novo vínculo junto ao seu consumidor. A primeiranovidade para o mercado foi o lançamento do modelo Havaianas Top, com campanhas na TV com pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostrando seus pês, onde ficava claro que era verdade: Todo mundo usava Havaianas. Nas revistas a exploração de cores e imagens divertidas dos anúncios de Havaianas traduziam o alto astral da marca junto aos seus consumidores.
Para a Copa do Mundode 1998, foi lançada um novo modelo de Havaianas, com uma pequena Bandeira do Brasil na tira. Essa sandália logo se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros que viviam fora do Brasil, embora não tenhamos ganhado a Copa do Mundo em 98, as Havaianas Brasil se fixaram definitivamente como sandália Brasileira para o mundo e conclui assim a fase de adaptação do...
tracking img