Alongamento na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO NA TERCEIRA IDADE
Filipe Pereira; filipe_rangel90@hotmail.com; Marco Antonio Secca; cantonho@hotmail.com; Renata Fernandes; renatinha.fernandes20@gmail.com; alunos do curso de educação física; Wonydas Bettcher; wbettcher@hotmail.com; aluno do curso fisioterapia.

Resumo

O estudo se baseia na importância da prática do alongamento desenvolvida para promoção,prevenção e manutenção das atividades diárias da vida dos idosos, é bastante relevante no contexto de saúde do idoso. O alongamento como componente na melhora da flexibilidade do geronte, tem sido bem visto, além de representar uma atividade de baixo impacto, sendo possível sua realização por público de faixa etária indiscriminada. Este trabalho foi constituído de Introdução que aborda entre outrosassuntos, os conceitos do alongamento, seus componentes básicos, desenvolvimento e manutenção na terceira idade. É certo que não podemos evitar o envelhecimento. No entanto, podemos exercer influência sobre a maneira de como envelhecer, contribuindo para um significativo bem estar com qualidade de capacitação em nossas atividades, movimentos e relacionamento social.
Abstract
The study is based onthe importance of the practice of stretching developed for promotion, prevention and maintenance of activities of daily living of the elderly, is quite relevant in the context of health in the elderly. The stretching component in improving the flexibility of Geronte, has been well regarded, andrepresents a low impact activity, making its implementation bypublic indiscriminate age. This work wascomposed oflntroduction which deals among other things, the concepts ofstretching, basic components, development and maintenance in old age. It certainly can not avoid aging. However, we caninfluence the way such as aging, contributing to a significantwelfare- quality training in our activities, movements and social relationship.

Introdução
O alongamento é uma manobra terapêutica utilizada paraaumentar o comprimento (alongar) de tecidos moles que estejam encurtados, podendo ser definido também como técnica utilizada para aumentar a extensibilidade músculotendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular, é muito importante que a atividade física seja antecipada por alongamentos,
realizada de forma progressiva e finalizadacom um desaquecimento, evitando assim
problemas cardiorrespiratórios e lesões ósteo-musculares(KISNER, COLBY 1998).
Para Alter (1999), o alongamento oferece oportunidades para o crescimento espiritual e para o auto-conhecimento, uma vez que pode oferecer intervalos silenciosos: a pessoa pensa, medita e se auto-avalia, além de ouvir seu próprio corpo e entrar em contato consigo mesma. Oalongamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele pode fazer com que entendamos nosso próprio desenvolvimento e habilidades, ensinar-nos lições sobre nossos próprios limites e fornecer-nos oportunidades para testar-nos fisiologicamente.
Pode-se considerar o envelhecimento, como se admite a maioria dos biogerontologistas, como a fase de um continuum que é a vida, que se inicia naconcepção e termina com a morte (FREITAS, et al 2002).
Nesta etapa da vida, o apoio da família, a convivência com os amigos e a participação em um grupo social pode contribuir para a ausência da solidão (VERDERI, 2004)
Relatos colhidos por Okuma (1997) evidenciam que a atividade física possibilita experiências, novas sensações, aumenta a disposição e até a comunicação dos idosos entre si e com pessoasmais jovens faz com que eles se sintam mais independentes, tanto em relação a recursos externos como a medicamentos. O geronte para se manter funcionalmente independente, necessita entre outras capacidades, de força muscular, resistência muscular localizada e flexibilidade. Utilizando-se dessas aptidões musculares que o gerontes podem realizar suas atividades diárias (BLAIR apud OKUMA, 1997)....
tracking img