alojamento conjunto

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 13 de maio de 2015
13) Qual é a importância do alojamento conjunto e onde está prevista sua existência?
O alojamento conjunto é idealizado como um local propício ao estabelecimento, entre a mãe e a criança, de uma aproximação que favoreça o cuidado materno. Durante o período de permanência no alojamento conjunto a mãe vive um estado mental peculiar, a Preocupação Materna Primária, que se intensifica na gestação echega ao máximo no parto. Ao perceber as maternidades brasileiras como espaços de cuidado, entendemos ser o cuidado de enfermagem um importante elo facilitador na interação da díade mãe-bebê, apoiando a mulher no peculiar estado mental em que se encontra.
•1982 – Portaria 18 do Inamps/Ministério da Saúde, que estabeleceu a obrigatoriedade do alojamento conjunto.
•1986 – Portaria do Ministério daEducação (MEC), tornando obrigatório o alojamento conjunto nos hospitais universitários
14) Exame da puérpera:
a) cite as possíveis características e quantidades do lóquio.
São secreções que resultam da produção de exsudatos e transudatos misturados com elementos celulares de descamação e sangue, precedentes da ferida placentária, do colo uterino e da vagina.
Características: lóquios rubrosou sanguinolentos: consistem em sangue e resíduos trofoblásticos – até 4º dia;
Brancos: constituem-se de leucócitos, células epiteliais de soro, muco e bactérias;
Serosos ou serosanguinolentos: consiste em sangue vermelho, acastanhado, soro leucócitos, e resíduos de tecidos – 4º a 10º dia.
O sangramento de lóquios goteja da abertura vaginal ou uma golfada de lóquios escuro pode ocorrer com amassagem uterina. Se a secreção sanguínea “jorrar” da vagina ou ser um vermelho vivo (saindo continuamente), não se trata de lóquio.
b) Como se avalia o globo de segurança (altura da localização) .
A manutenção da contratilidade uterina após a dequitação da placenta promove a involução do útero, bem como a homeostase do sitio de inserção placentária, formando o que se denomina Globo de Segurança dePinard, que será sucedido pela trombose local dos vasos.
O útero atinge a cicatriz umbilical nas primeiras 24 horas após o parto, regredindo posteriormente cerca de 1 cm ao dia, embora de forma irregular. O mecanismo de involução se mantem por cerca de cinco a seis semanas. Concomitantemente ao processo de involução, o útero libera lóquios sanguíneos até o 5º dia, em volume variável, semelhante auma menstruação, que a partir dor 5 dia se tornam serossanguíneo e por volta do 10 dia seroso.
Avaliação: palpar o globo de segurança de Pinard (fundo do útero), observando a consistência (contraído ou amolecido) e a altura (acima ou abaixo da cicatriz umbilical). Se caso o útero permanecer amolecido (hipotonia) e/ ou acima da cicatriz umbilical, temos sinais de alerta já que quando a involuçãouterina não ocorre, intercorrência conhecida como atonia uterina, a puérpera corre riscos. A hemorragia pós-parto é uma das principais causas de mortalidade (o tratamento inicial decorrente de uma atonia uterina consiste em massagem uterina e uso de ocitotócicos, como a ocitocina, ergometrina e prostaglandinas)
15) O que é a gordura marrom e pra que serve?

A gordura marrom, que deve seu nome a seumaior conteúdo de citocromos mitocondriais, tem maior capacidade que o tecido adiposo normal de produção de calor mediante atividade metabólica intensificada.

16) Explique a importância do banho humanizado.
Banho humanizado acalma o bb, evita choros e desconforto ao RN
17) Cite as formas de perda do calor pelo RN.
Evaporação, radiação, convecção e condução.

18) O que seria uma RN PIG, AIG eGIG?

GIG: grande para a idade gestacional (acima do percentil 90)
AIG: adequado para a idade gestacional (entre os percentis 10-90)
PIG: pequeno para a idade gestacional (abaixo do percentil 10)
19) Cite e explique os estados comportamentais do bb.

1)Alerta tranquilo (inativo)
2)Alerta ativo
3)Choro
4)Sonolência
5)Sono tranquilo (inativo)
6)Sono ativo

20) Exame físico do RN como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alojamento conjunto
  • Alojamento conjunto
  • Alojamento conjunto
  • Prática de Educação em Saúde em Alojamento conjunto de uma Maternidade
  • PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM IDENTIFICADOS NOS RECÉM-NASCIDOS QUE FORAM SUBMETIDOS À FOTOTERAPIA NO ALOJAMENTO...
  • Alojamento
  • DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A PUÉRPERAS E RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM ALOJAMENTO CONJUNTO- Resenha...
  • DIREITOS RECONHECIDOS: UMA QUESTÂO DE INFORMAÇÃO UM ESTUDO NO SETOR DE ALOJAMENTO CONJUNTO DO...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!