Almeida garrett

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Almeida Garrett

João Baptista da Silva Leitão nasceu no Porto, em 1799. Com 19 anos acrescentou “Almeida Garrett” ao seu nome.
Em 1807 devido ás invasões francesas, a família de Garrett emigroupara os Açores, onde um tio dele, que era bispo, criou-o segundo uma educação clássica e religiosa. Entrou na Universidade de Direito em Coimbra. Em 1820 tornou-se o chefe dos estudantes liberais eviu impressa a sua primeira obra: um Hino Patriótico.
Em 1823, Garrett emigrou para a Inglaterra e devido á cultura Inglesa tornou-se um romântico, adoptando um novo estilo de escrita: conciliou atradição e inovação, assimilando o verdadeiro espírito democrático.
Necessidades económicas obrigaram-no a partir para França. Em Paris sentiu saudades da sua pátria e publicou várias obras em louvor doseu país.
Em 1926 regressou a Portugal e criou o jornal Portugal onde expôs algumas das suas críticas, que lhe valeram 3 meses de prisão.
Em 1832, partiu para a Terceira integrado no Exército de D.Pedro IV. Apesar das viagens, instabilidades económicas e guerras, Garrett continuou sempre a escrever e a publicar as suas obras tanto em poesia como em prosa.
Em 1834 foi nomeado encarregado denegócios do Reino em Bruxelas. Em 1836 regressou da Bélgica e dirigiu o jornal O Português Constitucional.
Foi nomeado deputado pelos Açores e encarregado de propor um plano para a fundação eorganização do teatro nacional. Criou o Conservatório Geral de Arte Dramática, Inspecção-Geral dos Teatros e espectáculos Nacionais. Construiu o Teatro Nacional.
Garrett criou também, alguns dramas românticoscom o objectivo de criar no público sentimentos de amor á Pátria e á Liberdade.
Em 1837 foi demitido do cargo de Inspector-Geral dos Teatros, mas continuou como deputado.
Mais tarde, entre 1842-46 e1849-51, todas as obras de Garrett criticavam o regime cabralista (Costa Cabral) e as condições sociais do país.
Em 1851 foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros e recebeu o título de...
tracking img