Allevin

2808 palavras 12 páginas
AVALIAÇÃO DO CUSTO X BENEFÍCIO DE UM CURATIVO HIDROFÍLICO A BASE DE POLIURETANO PARA PROTEÇÃO DE TRAQUEOSTOMIA.

RESUMO

Título
Avaliação do custo x benefício de um curativo hidrofílico a base de poliuretano para proteção de traqueostomia.
Objetivo
Comparar o custo benefício de um curativo hidrofílico a base de poliuretano entre o curativo convencional
Significância
Os pacientes com câncer de cabeça e pescoço possuem peculiaridades frente à atuação dos cuidados de enfermagem referente ao estoma traqueal, decorrente a esta característica propõe-se avaliar o benefício de um curativo para paciente portador de estoma traqueal.
Desenho
Será realizado o mesmo cuidado de enfermagem em dois pacientes da Cabeça e Pescoço, diferenciando apenas o material utilizado em um dos participantes da pesquisa acadêmica.
Sujeitos
Os sujeitos da pesquisa serão dois pacientes atendidos pelo Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Erasto Gaertner e que ficarem hospitalizados em uma das unidades de internação do HEG da LPCC.

Introdução

A laringe está localizada na parte anterior do pescoço, entre a raiz da língua e a traquéia.Ela é composta por cartilagens, músculos e ligamentos. As principais funções da laringe são: permitir a vocalização, proteger as vias aéreas inferiores de substâncias estranhas e facilitar a sua remoção pela tosse, transportar oxigênio do meio ambiente para os pulmões e remover o gás carbônico dos pulmões para o meio ambiente.
O câncer afeta todas as faixas etárias com predomínio em indivíduos com mais de 65 anos. Entre todos os tipos de câncer, o de laringe representa 2,4%de todos os tipos der câncer e é a décima causa de morte no país BRASIL (1997).Sendo o câncer a doença mais grave da laringe.Um dos principais fatores que predispõem a esta doença está o uso crônico de álcool concomitante ao fumo.Outros fatores não menos importantes são: exposição ocupacional a poluentes e história familiar de

Relacionados

  • Ulcera de decúbito
    1523 palavras | 7 páginas